Publicado em 05 jul 2022

A conformidade dos dispositivos para descarga selada em postos de combustíveis

Redação

O dispositivo para descarga selada em tanques subterrâneos é um equipamento de segurança fundamental para a proteção contra vazamentos e derramamentos na descarga do combustível. É definido como o conjunto de equipamentos que permite a operação estanque de descarregamento de combustível e fechamento do bocal de descarga do tanque. Pode ser instalado em posto revendedor que é a instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores; em ponto de abastecimento que é a instalação que possui equipamentos e sistemas para o armazenamento de combustível automotivo, com registrador de volume apropriado para o abastecimento de equipamentos móveis, veículos automotores terrestres, aeronaves, embarcações ou locomotivas, e cujos produtos são destinados exclusivamente ao uso do detentor das instalações ou de grupos fechados de pessoas físicas ou jurídicas, previamente identificadas e associadas em forma de empresas, cooperativas, condomínios, clubes ou assemelhados; e em posto flutuante que é uma embarcação sem propulsão, que possui equipamentos e sistemas para armazenamento, distribuição e comércio de combustíveis, e que opera em local fixo e determinado. Existem os parâmetros normativos para o desempenho, a construção e os ensaios do dispositivo para descarga selada, instalados em sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis ou aéreo.

Da Redação – 

Normalmente, o dispositivo de descarga selada é instalado na extremidade superior do tubo de descarga dos tanques de armazenamento de combustíveis. Sua função é evitar a entrada de elementos que possam contaminar o combustível armazenado dentro do tanque, bem como permitir o acoplamento adequado do cachimbo do caminhão tanque, permitindo assim a descarga segura do produto.

Na sua fabricação, são exigidos os ensaios de qualificação para o colar e tampa, como o ensaio hidrostático. O conjunto deve ser submetido, conforme procedimento a seguir: conectar de forma estanque o conjunto colar/tampa na condição; tampar a extremidade roscada do colar com tampa que possua orifício para acoplamento de mangueira para ensaio hidrostático; o líquido a ser utilizado no ensaio hidrostático deve ser manchado, a fim de facilitar a visualização de possíveis vazamentos; o conjunto deve ser submetido à pressão de 103 kPa (15 psi) durante 1 min, sem que ocorra vazamento; despressurizar o conjunto e executar três operações de abertura e fechamento da tampa, retirando-a do colar; repetir mais uma vez os procedimentos de pressão e d...

Artigo atualizado em 05/07/2022 06:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica