A IA está criando uma nova classe de trabalhadores independentes
Redação
A inteligência artificial (IA) está criando um novo modelo de trabalho, um meio termo entre funcionário e empreendedor. Isso está reduzindo drasticamente o risco de inovar e abrindo espaço para uma nova geração de empreendedores. Hoje, qualquer pessoa com curiosidade e acesso a plataformas como bolt.new ou encursor pode lançar um app funcional em dias, sem saber programar.

Danilo Nunes –
Em 2025, uma coisa já não deixa dúvidas: a Inteligência Artificial está remodelando o mundo do trabalho, mas de um jeito bem diferente do que prevíamos há alguns anos. O que está surgindo não é apenas uma mudança de ferramentas, mas uma nova forma de atuar economicamente, um modelo híbrido entre o funcionário tradicional e o empreendedor clássico.
Um tipo de profissional que usa a tecnologia para criar, testar e monetizar ideias próprias, mas sem necessariamente assumir todos os riscos do empreendedorismo. Durante muito tempo, estivemos presos entre dois polos: ou você trabalhava dentro de uma organização, contribuindo para um projeto que não era seu, ou decidia empreender, com tudo o que isso envolve em tempo, capital e risco.
Mas, a ascensão das ferramentas de IA e do desenvolvimento no/low-code está abrindo espaço para uma terceira via: pessoas que transformam ideias em negócios viáveis com custo, tempo e complexidade mínimos. Recentemente, um exemplo viralizou: um criador decidiu desenvolver uma placa acrílica no formato de um iPhone para incentivar o distanciamento das telas.
Com o apoio ...