Publicado em 10 fev 2026

A determinação da massa específica aparente do solo in situ

Redação

Os testes de solo in situ avaliam as propriedades do solo diretamente no terreno, sem escavação, fornecendo dados cruciais para o projeto de fundações e estabilidade da construção, avaliando resistência, rigidez e permeabilidade em condições naturais, com métodos comuns como contagem de golpes para densidade, medição contínua de resistência, resistência da argila e ensaios pressiométricos (tensão/deformação lateral) oferecendo informações mais rápidas e econômicas do que apenas testes de laboratório. Há especificações normativas especifica um método para determinação da massa específica aparente do solo, in situ, com emprego de frasco de areia. Elas de aplicam aos solos de qualquer granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas de mão e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos, de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nesses vazios. O material deste ensaio deve ser suficientemente coesivo e  firme, de modo que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e que as operações a serem realizadas não provoquem deformações. Eles não são aplicáveis quando as condições locais possibilitarem a percolação de água para o interior da cavidade.

Da Redação – 

O método do cone de areia é comumente utilizado para determinar a densidade de solos compactados. A densidade do solo compactado calculada pelo método do cone de areia pode estar correta, desde que o recipiente de calibração tenha aproximadamente o mesmo tamanho ou volume e permita que a areia caia a uma altura semelhante à de um furo de teste em campo.

No entanto, na maioria dos casos, o tamanho ou formato do furo de teste não é exatamente o mesmo que o do recipiente de calibração. Isso pode resultar em uma diferença na sedimentação ou deposição das partículas de areia entre a calibração em laboratório e o teste em campo, o que pode causar uma determinação errônea da densidade in situ.

O processo de preenchimento com areia é simulado em laboratório e seu efeito na determinação da densidade é investigado. Furos artificiais com diferentes profundidades e formatos de fundo são preparados para simular vários formatos de furos de teste em campo.

Areias com diferentes distribuições granulométricas são utilizadas nos testes para examinar como o tamanho do grão de areia influencia a determinação da den...

Artigo atualizado em 29/01/2026 01:58.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica