Saiba quando ocorre a microcefalia
Redação
A microcefalia é uma condição na qual o tamanho da cabeça de uma pessoa é muito menor do que o de outras pessoas da mesma idade e sexo. O tamanho da cabeça é medido pela circunferência do topo da cabeça. Um tamanho menor do que o normal é determinado usando tabelas padronizadas de circunferência da cabeça.

A microcefalia é uma condição caracterizada por um tamanho de cabeça significativamente menor do que o esperado para a idade e sexo da criança. Essa condição é definida pela presença de uma circunferência cefálica menor do que dois desvios padrão da média para a idade e sexo.
A microcefalia pode ser causada por diversos fatores, incluindo os genéticos em que algumas síndromes genéticas, como a síndrome de Down e a síndrome de Cornelia de Lange, estão associadas à microcefalia. As infecções congênitas durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, podem levar ao desenvolvimento de microcefalia.
O uso de álcool e certos medicamentos, como a fenitoina, durante a gravidez está relacionado ao risco de microcefalia. A infecção por Zika durante a gestação foi identificada como uma causa significativa de microcefalia, especialmente durante a epidemia no Brasil.
A microcefalia é frequentemente diagnosticada ao nascimento ou durante exames de rotina em bebês. É importante monitorar o desenvolvimento da criança, pois a microcefalia pode estar associada a atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e outras complicações.
Conforme o NIH: Microcephaly, a microcefalia é uma condição na qual o tamanho da cabeça de uma pessoa é muito menor do que o de outras pessoas da mesma idade e sexo. O tamanho da cabeça é medido pela circunferência do topo da cabeça.
Um tamanho menor do que o normal é determinado usando tabelas padronizadas de circunferência da cabeça. A microcefalia ocorre com mais frequência porque o cérebro não cresce em um ritmo normal.
O crescimento do crânio é determinado pelo crescimento do cérebro. O crescimento do cérebro ocorre enquanto o bebê está no útero e durante a infância. As condições que afetam o crescimento do cérebro podem causar um tamanho de cabeça menor do que o normal.
Estas incluem infecções, distúrbios genéticos e desnutrição grave. As condições genéticas que causam microcefalia incluem a síndrome de Cornelia de Lange, a síndrome de Cri du chat, a síndrome de Down, síndrome de Rubinstein-Taybi, síndrome de Seckel, síndrome de Smith-Lemli-Opitz, trissomia 18 e trissomia 21.
Outros problemas que podem levar à microcefalia incluem a fenilcetonúria (PKU) não controlada na mãe, a intoxicação por metilmercúrio, a rubéola congênita, a txoplasmose congênita, o citomegalovírus (CMV) congênito e o uso de certos medicamentos durante a gravidez, especialmente álcool e fenitoína.
A infecção pelo vírus Zika durante a gravidez também pode causar microcefalia. O vírus Zika foi encontrado na África, no Pacífico Sul, em regiões tropicais da Ásia e no Brasil e outras partes da América do Sul, além do México, América Central e Caribe.
Na maioria das vezes, a microcefalia é diagnosticada ao nascimento ou durante exames de rotina do bebê. Converse com seu profissional de saúde se você acha que o tamanho da cabeça do seu bebê é muito pequeno ou não está crescendo normalmente.