Publicado em 12 jan 2021

A mitigação dos detritos espaciais

Redação

Embora os seres humanos não consigam ver os detritos espaciais quando olham para o céu, mas, além das nuvens e mais longe do que os olhos podem ver, eles existem na órbita terrestre baixa, local de depósito do lixo espacial orbital: low earth orbit (LEO). Existem milhões de pedaços de lixo espacial voando por lá. A maioria dos detritos orbitais compreende objetos gerados por humanos, como peças de espaçonaves, minúsculas manchas de tinta de uma espaçonave, partes de foguetes, satélites que não estão mais funcionando ou explosões de objetos em órbita voando no espaço em alta velocidade. A maior parte do se move muito rápido e pode atingir velocidades de aproximadamente 30.000 km/h. Devido à taxa de velocidade e volume de detritos, os serviços, explorações e operações baseados no espaço atuais e futuros representam um risco de segurança para pessoas e propriedades no espaço e na Terra. Existem muitas razões pelas quais essa região se tornou um cemitério orbital. Por exemplo, a destruição deliberada da espaçonave chinesa Fengyun-1C em 2007 e a colisão acidental de uma espaçonave americana e russa em 2009 aumentaram a grande população de detritos orbitais em aproximadamente 70%, apresentando maiores riscos de colisão para a operação de espaçonaves em órbita baixa da Terra. Não existem leis espaciais internacionais para limpar os destroços no LEO, que pode ser visto como o maior depósito de lixo do mundo, e é caro remover detritos espaciais porque o problema do lixo espacial é enorme - existem cerca de 6.000 toneladas de materiais na órbita baixa da Terra. O lixo espacial não é responsabilidade de um país, mas sim de todos os países viajantes espaciais. O problema de gestão de detritos espaciais é um desafio internacional e uma oportunidade de preservar o ambiente espacial para futuras missões de exploração espacial. Todos devem entender os principais requisitos de mitigação de detritos espaciais, aplicáveis a todos os elementos de sistemas não tripulados, lançados ou atravessando o espaço próximo a terra, incluindo os estágios orbitais do veículo lançador, veículos espaciais em operação e quaisquer objetos liberados como parte das operações normais ou ações de descarte.

Da Redação – 

Segundo a NASA, mais de 500.000 pedaços de destroços ou lixo espacial são rastreados enquanto orbitam a Terra no LEO. Todos eles viajam a velocidades de até 30.000 km/h, rápido o suficiente para que um pedaço relativamente pequeno de entulho danifique um satélite ou uma nave espacial. O crescente aumento dos detritos espaciais ampliou o perigo potencial para todos os veículos espaciais, mas especialmente para a Estação Espacial Internacional, ônibus espaciais e outras espaçonaves com humanos a bordo.

A NASA leva a sério a ameaça de colisões com detritos espaciais e tem um conjunto de diretrizes data sobre como lidar com cada ameaça de colisão em potencial. Essas diretrizes, parte de um corpo maior de auxílios à tomada de decisão conhecido como regras de voo, especificam quando a proximidade esperada de um pedaço de entulho aumenta a probabilidade de uma colisão o suficiente para que uma ação evasiva ou outras precauções para garantir a segurança da tripulação sejam necessárias.

Os detritos orbitais espaciais englobam partículas naturais (meteoroides) e artificiais (feitas pelo homem). Os meteoroides e...

Artigo atualizado em 12/01/2021 04:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica