Publicado em 17 mai 2022

Os riscos dos medicamentos descartados pelo consumidor de maneira inadequada

Redação

Pode-se afirmar que nem todos os riscos associados à presença de resíduos de medicamentos no meio ambiente são conhecidos, ou seja, se trata de uma questão cada vez mais preocupante devido aos possíveis perigos ambientais e à saúde humana, além da falta de tecnologia e conhecimento para solucionar o problema em curto prazo. Os produtos farmacêuticos são responsáveis por uma quantidade significativa de resíduos que têm origem de medicamentos que não são mais usados ou com prazo de validade vencidos, pois os pacientes podem ter descontinuado o tratamento ou não tiveram alívio dos sintomas, prescrição médica excessiva, percepção de efeitos adversos ou mudanças no medicamento. Todos esses fatores contribuem para a geração de resíduos de medicamentos que, geralmente, são descartados incorretamente. Assi, se tornou importante desenvolver e medir diferentes abordagens para mitigar a poluição por medicamentos. A utilização da logística reversa de medicamentos e correlatos visa o recebimento dos produtos descartados, seja pelo consumidor final, seja por entidades públicas ou privadas, a fim de garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública. Dessa forma, pode-se controlar o descarte e a destinação correta do lixo, que seria de responsabilidade dos laboratórios que os produzem. A qualidade nas operações de recebimento, armazenamento, distribuição, movimentação e aquisição desses produtos específicos gera a movimentação de bilhões de reais e tem suas operações comerciais de produtos, como medicamentos, insumos e correlatos do segmento de saúde, que tenta acompanhar com o crescimento da população e o da tecnologia. Hoje o consumo está cada vez mais agressivo, devido à acessibilidade tanto da informação quanto do acesso a diversas campanhas publicitárias para gerar vendas. Todo esse fluxo acaba gerando um grande descarte de resíduos e lixo oriundo desse consumo. Por isso, deve-se entender os requisitos normativos para os processos de descarte, armazenamento, coleta, transporte e destinação final de medicamentos de uso humano e de suas embalagens, provenientes de domicílios, descartados pelo consumidor, bem como requisitos para orientação ao consumidor, proteção e prevenção dos riscos ao meio ambiente, segurança ocupacional e saúde pública.

O risco ao meio ambiente, devido ao grande consumo de medicamentos por parte da população, seja por falta de educação e/ou desconhecimento de como destinar o lixo, acaba poluindo as ruas e a própria natureza, o que acaba causando diversas doenças. Isso acaba gerando grandes gastos para a administração pública que, por consequência, precisará tratar a população com serviços públicos de saúde, além dos custos com medicamentos.

Ao final desse processo, a falta de profissionais especializados em administração e logística para controlar a compra, distribuição e conservação desses medicamentos também geram grandes problemas, geralmente problemas de gestão, como a falta e controle do prazo de validade de medicamentos e medicamentos. No caso dos medicamentos como tantos outros, deve haver um conjunto de operações complexas relevantes para a organização do transporte de cargas e descargas, como armazenamento e distribuição às bases de apoio à saúde e manutenção de inúmeros depósitos para destinação de produtos e materiais.

Por isso, deve-se adotar um rigoroso sistema de qualidade nas operações, além da importância de todos os gestores, e que estão env...

Artigo atualizado em 17/05/2022 06:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica