O desempenho e os métodos de ensaio em paletes de madeira serrada
Redação
Os paletes de madeira serrada são usados na logística e no transporte de mercadorias. Por isso, são consideradas peças fundamentais para otimizar a movimentação e o armazenamento de produtos. Sua função é servir como plataforma horizontal para suportar mercadorias, o que, na prática, facilita o manuseio por empilhadeiras, paleteiras e outros equipamentos de carga. Eles podem simplificar o carregamento e descarregamento de mercadorias, o que acelera o processo e reduz o tempo necessário para movimentar os produtos. Essa característica não apenas contribui para a produtividade, como minimiza o risco de danos aos materiais durante a sua movimentação. Ou seja, o palete também ajuda a cuidar da integridade das mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos. A padronização permite que as empresas de logística e transporte adotem um formato comum de palete, sendo possível otimizar o espaço de armazenamento, o que resulta em uma gestão mais organizada e econômica dos estoques, além de facilitar a rastreabilidade dos produtos. Normalmente, a madeira serrada para paletes de madeira é estabelecida em comum acordo entre comprador e fornecedor e deve-se, também, se estabelecer a espécie de madeira e o teor de umidade máximo para as peças, bem como eventuais tratamentos. Foram estabelecidos os parâmetros normativos de desempenho e os métodos de ensaio para paletes de madeira serrada.

Da Redação –
Um palete ou estrado é uma plataforma destinada a suportar cargas, permitindo sua movimentação mecânica por meio do garfo rodante. O de duas entradas permite a introdução do garfo rodante por dois dos quatro lados e o de quatro entradas permite a introdução do garfo rodante pelos quatro lados. Um porta-palete ou rack permite o armazenamento de cargas unitárias.
Para a determinação da resistência e da rigidez à flexão do palete em situações de estante, devem ser ensaiados dois paletes por ensaio no estado do envio, sendo avaliadas as suas dimensões no palete montado. A aparelhagem necessária para execução dos ensaios é a seguinte: prensa hidráulica; carga de ensaio; placa de carga com 500 mm x 500 mm; suporte circular com diâmetro de 50 mm; e trena.
Para estabelecer a dimensão de suporte do palete mais fraca, ensaiar um palete em todo o seu comprimento, em seguida, um segundo palete em toda a sua largura. Não é necessário efetuar novos ensaios sobre a dimensão mais forte, a menos que o resultado tenha sido inferior 15% em relação à dimensão mais fraca.
Colocar um palete no seu lado mais fraco par...