Publicado em 28 jun 2022

Assegurando as informações que devem ser incluídas em um relatório ambiental

Redação

A asseguração (assurance) é o resultado de um processo de validação e/ou verificação para fornecer a confiança quanto ao grau de confiabilidade que pode ser colocado em um relatório ambiental que pode ser definido como as informações sobre o desempenho ambiental de uma organização durante um período de tempo especificado. O relatório ambiental também pode incluir informações sobre a gestão da organização de outros assuntos relacionados. As informações podem assumir a forma de um relatório ambiental independente ou podem ser incluídas em um relatório de sustentabilidade ou integrado. O relatório ambiental pode conter informações sobre o desempenho passado da organização, incluindo seus impactos ambientais, e informações relacionadas a iniciativas, desafios e direções futuras. Em linhas gerais, o relatório ambiental é referido como uma comunicação consciente e responsabilidade social que visa melhorar a exposição dinâmica e voluntária de informações ambientais. Destina-se a revelar o que uma organização está planejando fazer em relação ao meio ambiente dentro e ao redor de seus públicos. Além disso, a principal função deste relatório é fornecer um meio importante para a comunicação ambiental e realizar a responsabilização das organizações em relação aos encargos ambientais. Portanto, considera-se importante sempre que escrever este relatório inclua sua intenção principal de garantir que sua intenção se encaixe com a global e isso avançar progressivamente na substância do relatório ambiental. As empresas precisam entender que existem princípios e diretrizes para assegurar as informações ambientais que uma organização inclui em seus relatórios ambientais.

O relatório ambiental é a divulgação e comunicação dos ambientais, sociais e de governança (ESG) metas de bem como o progresso de uma empresa em relação a eles. Os benefícios desse relatório incluem a melhoria da reputação corporativa, a construção da confiança do consumidor, o aumento da inovação e até a melhoria da gestão de riscos.

O provedor de asseguração deve garantir que as pessoas, que realizam atividades de asseguração e atividades de gestão associadas ao trabalho de asseguração, sejam competentes. As equipes de asseguração devem ser selecionadas de forma a ter e demonstrar a competência coletiva para cumprir os objetivos de um determinado trabalho de asseguração.

O provedor de asseguração deve possuir os processos para avaliação de competências e acompanhamento contínuo da competência e desempenho de todos os colaboradores envolvidos na gestão e desempenho das atividades de asseguração. Ele deve garantir o desenvolvimento profissional contínuo dos asseguradores demonstrar que seus métodos de avaliação são eficazes.

A saída destes processos deve ser a identificação de pessoas que demonstraram as competências necessárias para as...

Artigo atualizado em 28/06/2022 11:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica