Publicado em 11 jan 2022

A Qualidade da água para a presença de Escherichia coli e bactérias coliformes

Redação

Os coliformes pertencem a uma família de bactérias, denominada enterobacteriaceae, e distribuída por quatro gêneros: citrobacter, enterobacter, escherichia e klebsiella. Estes micro-organismos estão presentes nos solos, plantas e animais, e representam aproximadamente 10% dos micro-organismos presentes no intestino humano e de outros animais. Os coliformes incluem ainda um outro grupo de micro-organismos, denominados por coliformes fecais, que têm como principal origem o trato intestinal de animais de sangue quente, no qual se inclui o homem. A Escherichia coli é um dos microrganismos mais conhecidos e referenciado deste grupo de coliformes que são caracterizados por serem: anaeróbios facultativos, gram negativos, não formadores de esporos e fermentam a lactose acompanhada da liberação de gás a 35ºC no prazo de 48h; morfologicamente são redondos; crescem a temperaturas entre o -2ºC e o 50ºC e a amplitudes de pH de 4,4 a 9. Nos alimentos o crescimento é lento a 5ºC. Eles produzem colônias visíveis após 12 a 16 h num meio nutritivo a 37ºC e crescem na presença de sais biliares inibindo, desta forma, as bactérias gram negativas. Ao contrário dos coliformes fecais, a maior parte das bactérias não sobrevive tempo suficiente na água para serem detectadas. Assim, considera-se que a presença de coliformes fecais como um indicador de contaminação fecal na água, sendo por este motivo utilizadas como indicadores da qualidade de higiene sanitária. A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de micro-organismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças via meios aquáticos, tais como febre tifoide, febre paratifoide, desinteria bacilar e cólera. Deve-se entender o método para a contagem de E. coli e bactérias coliformes na água. O método é baseado no crescimento de organismos-alvo em meio líquido e no cálculo do número mais provável (NMP) de organismos por referência às tabelas de NMP. Este método pode ser aplicado a todos os tipos de água, incluindo aquelas contendo uma quantidade considerável de matéria suspensa e altas contagens de fundo de bactérias heterotróficas.

Da Redação – 

As bactérias do grupo coliforme têm sido utilizadas há vários anos na avaliação da qualidade microbiológica de amostras de água e ambientais e atendem vários dos requisitos de um bom indicador de contaminação fecal. Atualmente, há a adoção de uma definição mais ampla, que incluiria nesse grupo todas as bactérias da família enterobacteriaceae que possuem a enzima ß-D-galactosidase.

O grupo dos coliformes assim definido possui 19 gêneros e 80 espécies. A maioria desses organismos está presente em vários ambientes (solo, águas superficiais, trato intestinal humano e de animais, peixes, moluscos, plantas, insetos e roedores).

A Escherichia coli, componente desse grupo que possui a capacidade de crescer e fermentar a lactose na temperatura mais elevada, tem seu habitat quase que exclusivamente limitado ao trato intestinal de seres humanos e animais de sangue quente, enquanto que as demais bactérias termotolerantes definidas como coliformes possuem o mesmo habitat, mas são mais abundantes no ambiente.

A denominação coliforme fecal foi utilizada durante muitos anos para descrever os organismos que ferm...

Artigo atualizado em 11/01/2022 06:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica