Publicado em 09 mai 2023

O assentamento de azulejos de acordo com a norma técnica

Redação

O azulejo faz parte da decoração de muitas edificações no Brasil, pois ele possui uma versatilidade imensa e pode ser colocado principalmente em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. A principal finalidade dos azulejos é criar uma camada de proteção extra nas paredes de áreas úmidas, como a de serviço, banheiros, cozinhas e em áreas com contato de gordura, como espaços gourmet e churrasqueiras, para que a umidade ou gordura não consiga penetrar na parede. Quando comparado a uma pintura, o revestimento cerâmico tem uma durabilidade muito maior. Sua manutenção e limpeza são mais fáceis de resolver e, além disso, a durabilidade do azulejo independe da sua tonalidade. Na verdade, é um material de revestimento ou uma placa cerâmica usado na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designações tais como: azulejo, pastilha, porcelanato, grês, lajota, piso, etc., e é obtido através da mistura de argila com outros materiais que são inorgânicos e que são queimados a temperaturas elevadas. E um dos principais motivos para o seu uso era o seu apelo decorativo e a praticidade. A norma técnica fixa as condições obrigatórias para a execução, a fiscalização e o recebimento de revestimento de paredes internas e externas com azulejos.

Da Redação – 

Para o assentamento dos azulejos deve-se ter uma camada de regularização aplicada sobre a superfície da parede, com a finalidade de eliminar irregularidades existentes. A junta é uma fresta regular entre dois componentes distintos, a de assentamento é a fresta regular entre dois azulejos consecutivos e a de movimentação é a junta intermediária, normalmente mais larga que as juntas de assentamento, projetada para aliviar tensões provocadas pela movimentação da parede e/ou do próprio revestimento.

A primeira coisa que se precisa fazer é assegurar-se que se vai colocar azulejos na parede é que se está trabalhando em uma superfície plana e, por isso, deve-se usar uma régua de 2 m. Após isto, assegure-se que a superfície esteja devidamente limpa e bem preparada para receber e agarrar o adesivo cerâmico ou a argamassa adesiva. Caso contrário, acabará com uma instalação irregular, arriscando-se até a quebrar os azulejos durante a sua colocação.

O assentamento dos azulejos deve ser realizado de baixo para cima, uma fiada de cada vez. Nas extremidades da borda inferior da parede, tomando-se como referência a c...

Artigo atualizado em 09/05/2023 01:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica