Publicado em 11 jan 2022

A relação de doçura entre o Brasil e a cana-de-açúcar

Redação

Do extracto livro quinto da história civil, e commercial das Colônias Occidentaes Inglezas, BRYAN EDVARDS: Tratando-se da Agricultura das índias Occidentaes o primeiro objecto que naturalmente se offerece á nossa attençáo, he aquella cana, que produz o açúcar. tão importante e táo útil no comercio que podemos denominalla por huma das mais preciofas na creaçáo. O seu antigo nome era Sacchom runt, que ao depois se corrompeo pelo Latim Monachal em Zuccharum e Zucchara. Os Castelhanos o transformarão em Affucar e dele parlou a Sugar, essa planta natural do Oriente que se cultivou provavelmente na índia e Arábia desde tempo imemorial. Lucano, fazendo enumeração dos Auxi Mares Otientaes de Pompeo, descreve hum povo que usava do sumo da cana por huma bebida ordinária. (do livro O fazendeiro do Brazil, Fr. José Mariano da Conceição Velloso, menor reformado da Província da Conceição do Rio de Janeiro).

Da Redação – 

No Brasil essa planta chegou pelas mãos dos portugueses, no início do século XVI. Ela prosperou principalmente no Nordeste, sendo responsável por converter o país no maior exportador de açúcar neste período, que se estendeu até o século XVII. Hoje, porém, é na região interiorana de São Paulo que se localiza a maior parte dos canaviais. E o açúcar não é mais seu principal produto, pois atualmente o álcool, especialmente o etanol, extraído deste vegetal, é o que mais destaca economicamente, pois, enquanto combustível alternativo, contribui igualmente para poluir menos que os derivados de petróleo.

A cana tem também outras finalidades. Ela é utilizada no estado natural para ser consumido pelo gado, ou na forma de ingrediente em alimentos como a rapadura, o melado, a aguardente, entre outros produtos. Este arbusto apresenta o caule delgado, agradável ao tato e extenso, o qual é recoberto de folhas igualmente compridas e esverdeadas. Na haste há um elevado teor de açúcar.

Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza, que depois de aproximadamente 30 anos da chegada dos portugueses em solo brasileiro, é que tr...

Artigo atualizado em 11/01/2022 05:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica