Presenteísmo: o prejuízo que o RH não vê
Redação
Para o setor de recursos humanos (RH), o presenteísmo acontece quando o colaborador aparece em seu posto de trabalho, fisicamente, mas seus pensamentos estão distantes e ele se torna incapaz de realizar suas tarefas diárias completamente. Esse tipo de comportamento tem relação com o estresse e as condições de trabalho exaustivas, que fazem com que as pessoas se desconectem do ambiente externo para darem conta de sua jornada de trabalho. Este profissional, que sofre com o problema, consegue se deslocar para o trabalho diariamente, mas já não consegue se conectar às suas atividades. Isso acaba frustrando ambas as partes, pois a empresa espera este comprometimento por parte de seu funcionário, mas o desânimo e estresse o torna incapaz de satisfazer tal expectativa. Toda essa dinâmica acaba por gerar conflitos para o colaborador com a empresa e em seu relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, podendo causar até demissão.
Renato Lisboa –
O presenteísmo é o fato de o trabalhador estar no trabalho de corpo presente, ou seja, batendo cartão, mas tendo a sua capacidade laborativa limitada em função de problemas físicos ou psíquicos que o tornam ausente, desconectado do trabalho, com os pensamentos longe das atividades que precisa desenvolver. Os trabalhadores que apresentam os sintomas de presenteísmo são um problema para ele próprio, para a família, para a organização à qual trabalha e para o governo, enfim, constrói-se uma rede de perdas que, se não tratada, poderá inclusive culminar com a incapacidade para o trabalho.
A prática do presenteísmo não tem nenhuma relação com mau-caratismo do trabalhador ou uma suposta má vontade. Fato é que inconscientemente o trabalhador é obrigado a se abster do trabalho, em virtude de uma resposta inconsciente e automática da mente em função dele estar exposto por longo período a uma grande carga de estresse em seu local de trabalho.
Muitas vezes é possível encontrar o presenteísmo associado à Síndrome Burnout, mas isso não é uma condição obrigatória. O RH deve, conjuntamente com o departamento de sa...