Publicado em 13 set 2022

Manutenção eficaz permite que usinas de cana lucrem com venda de energia

Redação

A gestão eficiente dentro de uma usina de cana-de-açúcar envolve todas as fases de seus processos. Mas um fator é primordial para a excelência dentro de uma companhia de açúcar: fazer a manutenção no momento certo. Todas as etapas dentro de uma usina, da entrada da cana-de-açúcar até sua transformação, são altamente intensas, corrosivas e abrasivas, com enorme acidez e impactos.

Weder Queiroz – 

Muitos imaginam que uma usina de cana-de-açúcar tem como única finalidade produzir açúcar, álcool e outros derivados da cana. Além de rentabilizar com a comercialização dos produtos de origem natural, as indústrias do segmento também podem ser fontes produtoras de energia elétrica, gerando recursos extras significativos para as usinas.

Logicamente que a prioridade dentro de uma usina de cana é que o consumo energético seja direcionado à sua produção. Com a gestão eficiente da biomassa gerada no processo, novos equipamentos foram instalados para gerar um excedente energético para ser vendido.

Essa reserva energética gerada pela cana-de-açúcar pode ser comercializada para companhias do setor de energia e eletricidade. Para isso, é fundamental que as manutenções sejam preventivas para o pleno funcionamento dos equipamentos no período de produção, afinal as interrupções para ações corretivas e de limpeza de alguns equipamentos reduzem a capacidade produtiva das caldeiras, prejudicando, consequentemente, a lucratividade da indústria de etanol no contexto geral.

Da...

Artigo atualizado em 31/08/2022 03:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica