Publicado em 13 set 2022

Como instalar e fazer a manutenção das portas de madeira de edificações

Redação

A madeira é considerada como um material nobre, rústico e extremamente utilizado na construção civil, onde, na realidade, já foi bem mais comum nesse segmento. As portas de madeira podem normalmente serem usadas internamente, como em salas, quartos, banheiros e cozinhas, como ainda na entrada da casa, em que o seu uso é o mais comum. Geralmente, a porta de entrada principal de uma casa necessita ser muito bem escolhida ainda no momento da construção da casa ou então do apartamento. No fundo, são esquadrias valorizadas para a decoração de casa. Elas podem ter diferentes tamanhos, texturas, cores e tipos de abertura - para atender todos os cômodos. As portas pivotantes, por exemplo, são peças originais que dispensam o uso de dobradiças comuns. Os usuários devem entender que há requisitos normativos de instalação e manutenção para que assegurem o desempenho requerido das portas de madeira para edificações, previstas nas NBR 15930-2 e NBR 15930-3.

As portas de madeira são reconhecidas por serem elegantes e duráveis, preferidas pela resistência do seu material. As de madeira maciça são mais comuns para portas externas de casas, onde é necessário um material ainda mais resistente, devido a exposição às intempéries e também o fator de segurança. Sendo um material de textura única, a madeira na porta proporciona harmonia com outros elementos da decoração, valorizando o ambiente no aspecto visual e proporcionando excelente conforto térmico e acústico.

Para as portas internas, as mais comuns são aquelas conhecidas como ocas e utilizadas em quartos, banheiros, cozinha e demais passagens internas. Atualmente, a produção dessas portas é realizada em escala industrial, seguindo padrões de qualidade de fabricação.

Em função do tipo de marco, os requisitos de instalação da porta são definidos na norma e a instalação com fixação química (espuma PU) e com fixadores mecânicos (parafusos) deve ser realizada de acordo com o perfil de desempenho da porta. Igualmente, para a instalação das portas, é muito importante a preparação do vão. A especificação do vão acabado é parte do projeto da edificação, e s...

Artigo atualizado em 31/08/2022 03:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica