A segurança das portas automáticas para pedestre e tráfego de pequenos veículos
Redação
Essas portas automáticas são do tipo cuja (s) folha (s) é (são) movimentada (s) por um mecanismo eletromecânico denominado operador de porta automática. As especificações abrangem o desempenho de sistemas de portas automáticas de uso para pedestre e tráfego de pequenos veículos, visando garantir a operacionalidade com segurança e durabilidade. Entende-se por pequenos veículos as macas, cadeiras de rodas, empilhadeiras, carrinhos para transporte de pequenas cargas etc. Não se aplicam a sistemas de portas para garagem.
Da Redação –
No caso das portas deslizantes, as áreas de detecção devem garantir a abertura da (s) porta (s) pela aproximação de uma pessoa caminhando ao passo normal. A distância da porta à posição onde a ativação é iniciada deve garantir que ela se mova com o tempo necessário para que ocorra sua abertura na velocidade compatível.
A seleção e o posicionamento dos sensores de ativação devem levar em conta a característica do local onde está instalada a porta, bem como a linha de aproximação esperada do usuário. Se essa linha de aproximação ocorrer de várias direções, sensores de ativação adicionais devem ser utilizados para garantir operação segura e satisfatória.
As portas deslizantes devem ter uma área de segurança localizada no centro do vão livre de passagem. Quando forem utilizados sensores de ativação de movimento, deve-se utilizar também sensores de presença, podendo ser: no mínimo uma fotocélula a ser instalada na altura entre 600 mm e 800 mm do nível do piso; ou duas fotocélulas a serem instaladas, a primeira na altura entre 200 mm e 300 mm do nível do piso, e a segunda na altura entre 800 mm e 1.000 mm d...