Publicado em 19 jul 2022

A avaliação dos serviços de aprendizagem fora da educação formal

Redação

Há uma sequência típica de experiências de alunos e patrocinadores em um serviço de aprendizagem prototípico, incluindo a publicidade, as informações fornecidas antes da aquisição do serviço, a análise de necessidades, a concepção, e o processo de análise e avaliação. Um serviço de aprendizagem é a sequência de atividades destinadas a permitir a aprendizagem. Já um fornecedor de serviços de aprendizagem (FSA) é a organização ou indivíduo que fornece serviços de aprendizagem fora da educação formal, incluindo quaisquer associados envolvidos no fornecimento do serviço de aprendizagem. Patrocinador organização ou pessoa que adquire serviços de aprendizagem em nome dos alunos, que fornece apoio financeiro ou outro para eles, ou que tem interesse no resultado da aprendizagem. Os patrocinadores incluem corporações, agências governamentais e indivíduos. As principais características deste tipo de serviço assumem que os objetivos de aprendizagem são definidos e os serviços são avaliados, e que envolvem interação com o aluno. O aprendizado pode ser presencial, mediado por tecnologia ou de forma híbrida. Deve-se entender os requisitos para serviços de aprendizagem fora da educação formal, incluindo todos os tipos de aprendizagem ao longo da vida, como, por exemplo, o treinamento vocacional, o treinamento interno na empresa, seja ele terceirizado ou interno. Isso inclui quaisquer serviços de aprendizagem fornecidos por um FSA que são dirigidos aos próprios alunos, bem como aos patrocinadores que estão adquirindo os serviços em nome dos alunos.

Antes da matrícula, os alunos e as partes interessadas precisam de informações sobre os serviços de aprendizagem para tomar uma decisão fundamentada. As informações fornecidas pelo FSA devem ser acessíveis, atualizadas, precisas e legíveis. Dessa forma, o monitoramento e a avaliação regulares devem ser realizados para determinar se o serviço de aprendizagem está alcançando seus objetivos.

Na concepção do processo de monitoramento e avaliação, os seguintes aspectos devem ser considerados: o escopo; os objetivos; os meios de monitoramento e avaliação, incluindo justificativa, critérios, instrumentos e cronograma; as partes interessadas envolvidas ou afetadas pelo monitoramento e avaliação. A avaliação do serviço deve incluir o atendimento às necessidades de aprendizagem; os métodos de ensino e aprendizagem; a adequação do material de aprendizagem e outros recursos; e a logística e organização do serviço de aprendizagem.

Os procedimentos para monitoramento e avaliação devem incluir a observação periódica do ensino e aprendizagem para fins de garantia da qualidade; a análise crítica dos resultados do processo de análise e o alinhamento desses res...

Artigo atualizado em 19/07/2022 04:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica