Publicado em 16 ago 2022

O desempenho dos tubos metálicos flexíveis para armazenamento de combustíveis

Redação

Os tubos metálicos flexíveis (TMF) são dispositivos construídos em material metálico, que proporciona flexibilidade à sua seção principal (exceto conectores), com o objetivo de interligar dois outros pontos da instalação hidráulica. O sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC) é um conjunto de tanques, tubulações e acessórios, interligados e enterrados. O tubo flexível metálico é atualmente empregado na transferência de líquidos, vapores, gases como oxigênio, nitrogênio, argônio, GLP, amônia, ar, vácuo ou para proteção de cabos elétricos, etc. sob altas ou baixas pressões e temperaturas, em instalações sujeitas a movimentos. É fabricado com corrugação anular, nos modelos de passo normal ou mais fechado, dependendo do raio de curvatura e flexibilidade necessários à instalação, podendo ser fornecido com malhas trançadas externas, proporcionando resistência mecânica à pressão interna, no comprimento solicitado e com as mais variadas opções de terminais. No geral, as fábricas de alta produção utilizam o tubo flexível metálico para tornar os seus sistemas mais ativos e aumentar a produtividade. Fabricado em aço inoxidável, pode ser utilizado em diversos segmentos: indústria química, automotiva, papel e celulose, siderúrgicas, têxteis, petroquímicas, farmacêuticas, etc. Pode ser fornecido com uma ou duas malhas trançadas externas, dependendo da pressão de trabalho especificada, estando disponíveis com diversas opções de terminais. Eles devem possuir requisitos de desempenho para o tubo metálico flexível (TMF) hidráulico do sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC) e do sistema de armazenamento aéreo de combustíveis (SAAC), para transporte de combustíveis líquidos inflamáveis e de ARLA 32.

Da Redação – 

A principal característica dos aços inoxidáveis duplex é o equilíbrio entre as fases austenita e ferrita, que garantem ao material melhores índices de resistências à corrosão e mecânica. No entanto, durante o processo de soldagem, ocorrem modificações estruturais, principalmente no balanço destas fases. Este desbalanceamento, em função dos níveis de solicitações mecânicas, pode levar as regiões soldadas ao colapso. No intuito de minimizar o desequilíbrio das fases na região soldada, diversas técnicas são utilizadas, tais como inserção de metal de adição com elementos austenitizantes, uso de gás de proteção com nitrogênio ou, em outros casos, controle pós soldagem.

Os aços inoxidáveis duplex, em função de suas características, tem sido cada vez mais solicitados na configuração dessas tubulações. Em comparação aos aços inoxidáveis puramente ferríticos, os aços inoxidáveis duplex oferecem melhor resistência à corrosão além de uma maior resistência mecânica, quando, também comparados às grades austeníticas puras. Assim, essa classe de aço inoxidável tem sido amplamente utilizada nas indústrias químicas e petroq...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica