Publicado em 30 ago 2022

Os conjuntos respiratórios anestésicos devem cumprir a norma técnica

Redação

O conjunto respiratório é uma montagem de tubos respiratórios, conectores e componentes que formam os membros inspiratórios e expiratórios das vias de gás de um sistema respiratório de anestesia ou de ventilação entre o ventilador e o dispositivo da via aérea do paciente. A válvula de exaustão, o trocador de calor e umidade (TCU), o filtro respiratório e a bolsa reservatória de oxigênio não estão inclusos. A porta de conexão ao paciente está incluída. Já os sistemas respiratórios de anestesia são as vias de gases inspiratórios e expiratórios pelas quais o gás anestésico flui, à pressão respiratória entre a entrada de gás fresco, a porta de conexão ao paciente e uma válvula de exaustão ou porta de exaustão. Eles e os conectores ou adaptadores, que servem para estabelecer uma continuidade funcional entre componentes que, de outra maneira, ficariam desconectados ou seriam incompatíveis, devem cumprir os requisitos normativos obrigatoriamente. Em geral, os conjuntos respiratórios e tubos respiratórios são caracterizados por determinados requisitos de projeto como meios de conexão e limites de vazamento. Os requisitos de divulgação para complacência e os valores de resistência de fluxo permitem que o usuário faça uma escolha adequada quando conectar estes acessórios a um sistema respiratório. A complacência é o volume adicionado para cada unidade de aumento da pressão quando um gás é acrescentado a um espaço fechado, expresso à temperatura e umidade do espaço fechado e sob pressão atmosférica ambiente. Todos esses requisitos de projeto destinam-se a possibilitar a operação dentro dos limites de desempenho dos sistemas de respiração anestésica e sistemas respiratórios de ventilação com os quais se pretende que os acessórios sejam destinados a operar. Deve-se entender os conjuntos respiratórios que incluem os componentes especiais, como, por exemplo, os separadores de água, entre a extremidade do paciente e extremidade da máquina que são fornecidas já montadas.

Da Redação – 

Os conjuntos respiratórios também são comumente conhecidos como circuitos respiratórios por médicos e fabricantes, porém não são circuitos completos, pois os dispositivos adicionais e os acessórios são necessários para cumprir a tarefa da ventilação, ou seja, uma máquina anestésica, ventilador, absorventes, válvulas de exaustão/expiratórias, etc., todas elas especificamente excluídas do escopo normativo. Exemplos de diversos tipos diferentes de conjuntos respiratórios com vários tipos de adaptadores na extremidade do paciente são representados nas figuras abaixo.

Outros exemplos (não exibidos) também podem se aplicar. O usuário deve ter a compreensão dos motivos porque os requisitos principais são considerados essenciais para sua aplicação adequada. Além disso, à medida que a prática clínica e a tecnologia mudam, acredita-se que essas justificativas para os presentes requisitos facilitarão quaisquer revisões que sejam necessárias para estes desenvolvimentos. Exemplos de diversos tipos diferentes de conjuntos respiratórios com vários tipos de adaptadores na extremidade do paciente são representados nas figur...

Artigo atualizado em 16/08/2022 05:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica