Os tubos traqueobrônquicos para o isolamento das vias aéreas de um pulmão ao outro
Redação
Os tubos traqueobrônquicos são tubos traqueais de duplo lúmen que permitem o isolamento das vias aéreas de um pulmão em relação ao outro. Isso permite a proteção de um pulmão se houver sangramento ou vazamento nas vias aéreas do outro. Eles facilitam a ventilação seletiva de cada pulmão. Um lúmen termina na traqueia, com um balonete traqueal acima da abertura. O outro lúmen é projetado para ficar no brônquio principal direito ou esquerdo, com um balonete vedando esse brônquio. O balonete de um tubo do lado direito é moldado geralmente de forma a permitir a ventilação do lobo superior direito. Enfim, são os tubos de duplo lúmen, projetado para inserção na traqueia e em um brônquio principal, de forma a permitir o isolamento das vias aéreas de um pulmão ao outro. Existem requisitos normativos de segurança, os materiais, o projeto e as informações fornecidas para a conformidade dos tubos traqueobrônquicos. Estes dispositivos são utilizados quando é necessário o isolamento das vias aéreas de um ou de ambos os pulmões.
A arvore brônquica consiste na área de condução das vias aéreas inferiores. Ela é formada pelos brônquios, bronquíolos, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos. Pode-se classificar o aparelho respiratório em zonas, sendo: a zona de transporte gasoso que inclui as vias aéreas superiores e árvore traqueobrônquica com a função de acondicionar e conduzir o ar até o pulmão.
A zona respiratória é onde efetivamente se realizam as trocas gasosas. A zona de transição é aquela interposta entre as duas primeiras, onde começam a ocorrer trocas gasosas, porém a níveis não significativos.
Por isso, o tubo traqueobrônquico deve ser marcado com o seguinte: o tamanho designado na escala francesa/Charrier. o diâmetro externo do segmento brônquico do tubo traqueobrônquico, em milímetros, e prefixado Br. Deve-se verificar a conformidade por inspeção visual e o método de ensaio fornecido no Anexo B da norma.
Verificar os diâmetros internos efetivos dos lumens dos segmentos brônquicos e traqueais do tubo traqueobrônquico em milímetros. O diâmetro interno efetivo serve como guia para selecionar o diâmetro apropriado para broncoscópios ou outros aparelh...