Publicado em 01 nov 2022

O cobre como um elemento chave da reciclagem consciente

Redação

O uso do cobre tem sido ampliado significativamente nos últimos anos e, de acordo com um levantamento feito pelo International Copper Study Group nota-se um aumento contínuo das taxas de consumo per capita de cobre, o qual aumentou 2,5 vezes nos últimos 70 anos e atualmente se encontra em 3,2 kg/pessoa. Neste sentido, o significativo crescimento do setor e como as ligas de cobre oferecem versatilidade ímpar, acaba sendo opção viável em várias novas aplicações e segmentos de mercado. Além disso o material é infinitamente reciclável, capaz de exercer cada vez mais um importante papel no estímulo da fabricação de bens de consumo pautados em responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Márcio Rodrigues da Silva – 

O uso do cobre tem sido ampliado significativamente nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas tecnologias emergentes voltadas a geração de energia por fontes renováveis, telecomunicações, refrigeração e mobilidade. Além disso, as várias combinações de ligas de cobre conferem versatilidade ímpar, sendo opção viável em várias novas aplicações e segmentos de mercado.

O advento destas novidades resulta em um aumento contínuo das taxas de consumo per capita de cobre, o qual aumentou 2,5 vezes nos últimos 70 anos e atualmente se encontra em 3,2 kg/pessoa. Este fato, combinado com o contínuo crescimento populacional, apontam para um cenário promissor para o mercado de produtos de Cobre, sem indícios aparentes de estagnação a médio e longo prazo.

Inevitavelmente, é percebida a necessidade de monitorar constantemente as reservas disponíveis de cobre primário, tanto do ponto de vista econômico, quanto geopolítico. E, embora se reconheça um contínuo crescimento da descoberta de novas minas, em um aumento de 240 para 870 milhões de toneladas nos últimos 10 anos, é fundamental observar as ...

Artigo atualizado em 01/11/2022 04:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica