Publicado em 01 nov 2022

Os ensaios de medição de temperatura em equipamentos de esterilização em saúde

Redação

A calibração é a operação que estabelece, sob condições especificadas, em uma primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecida por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; em uma segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação, visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação. Antes de iniciar os procedimentos de medições de temperatura e pressão em um equipamento, deve-se verificar se os critérios de aceitação estão definidos; se o controle de mudanças está implantado; se os instrumentos críticos de controle do equipamento estão calibrados e dentro do prazo de validade; se a manutenção preventiva do equipamento está em dia; se a impressora possui papel suficiente para todos os estudos a serem realizados, ou há bobinas de substituição à disposição; e se foi verificado o histórico dos resultados do ensaio Bowie & Dick (método de teste de autoclaves que se proponham a esterilizar cargas com alto grau de dificuldade na retirada de ar e causando uma boa penetração do vapor) dos últimos 30 dias, quando aplicável. As medições realizadas no equipamento devem ser similares às condições de trabalho, portanto os sensores que forem instalados no equipamento não podem alterar as características do ciclo normal de trabalho. As normas técnicas de validação requerem que os equipamentos passem por desafios termométricos para atender aos requisitos definidos. Sem estes não é possível validar o equipamento na totalidade requerida. Há procedimentos obrigatórios de ensaios de medição de temperatura em equipamentos de esterilização, despirogenização, desinfecção, termodesinfecção, limpeza, incubação e conservação.

Da Redação – 

A esterilização de produtos para saúde visa à eliminação ou destruição de todas as formas de vida microbiana, fungos, vírus, bactérias nas formas vegetativa e esporulada. Os produtos esterilizados são bens duráveis e sua reutilização requer rigoroso processamento, a fim de evitar qualquer evento adverso relacionado tanto à transmissão de microrganismos, quanto à toxicidade, seja ao paciente3 ou ao trabalhador.

Para tanto, a limpeza do material pode ser realizada de forma mecânica ou manual, tornando o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção (processo químico ou físico que elimina micro-organismos vegetativos de objetos inanimados sem eliminar esporos bacterianos) ou esterilização.

A doença infecciosa é uma manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro-ambiente, causado pelo aumento da patogenicidade do parasita em relação aos mecanismos de defesa anti-infecciosa do hospedeiro, ou seja, quebra-se a relação harmoniosa entre as defesas do nosso corpo e o número e virulência dos germes, propiciando a invasão deles nos órgãos do corpo. Alguns microrganismos possu...

Artigo atualizado em 01/11/2022 04:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica