Publicado em 22 nov 2022

O design correto para os símbolos gráficos usados em sinais de segurança

Redação

Um símbolo gráfico é usado para representar a fala, sendo vitais para fornecer informações quando as palavras escritas não são adequadas. Os símbolos gráficos permitem, por exemplo, que os diagramas esquemáticos de energia fluida sejam lidos e compreendidos por pessoas em muitos países diferentes, mesmo quando não falam a mesma língua. Marcar, assinalar e sinalizar não são exatamente sinônimos, mas suas práticas coincidem em ações comuns que derivam da função da informação com o objetivo de direcionar, identificar e informar. Muitos são os termos encontrados e utilizados para denominar esta área do design. Estas denominações foram se modificando ao longo dos anos refletindo a complexidade ao incorporar novos atributos no seu desempenho. Em fontes especializadas e na prática profissional, pode-se encontrar o uso de denominações diversas: sinalização, programação visual, comunicação visual, design ambiental, design total, ambientação, design da informação, wayfinding design, design gráfico ambiental, sistemas de sinalização, sinalização interna, identificação de fachadas, etc. A sinalização é um termo muito amplo e genérico: pode-se dizer que gestos são utilizados para sinalizar. Uma simples dobra no canto superior de uma página é compreendida como um sinal, uma marca que pode ter um significado: retomar a leitura a partir deste ponto. Quando se marca um ponto, ele é destacado e pode ser diferenciado no ambiente, pois se está sinalizando aquele ponto. Existem princípios, critérios e orientações normativas obrigatórias para o design de símbolos gráficos para uso em sinalização de segurança, conforme estabelecido na NBR ISO 3864-1, e para o elemento de sinalização de segurança dos rótulos de segurança de produtos, conforme estabelecido na NBR ISO 3864-2.

 

Da Redação – 

 

Uma das principais vantagens de usar um sistema de símbolos de segurança correto é que ele é universal e reconhecido em todos os idiomas e níveis de experiência. O uso de imagens e símbolos alerta as pessoas sobre os perigos de forma mais rápida e fácil do que palavras. O uso básico dos símbolos de segurança é evitar que as pessoas se envolvam em acidentes. Por exemplo, antes de avançar um sinal de detritos caindo, a ideia é afastar qualquer pessoa do caminho onde há risco de queda de detritos.

Dentro de um local de trabalho, as placas também são colocadas como lembretes aos trabalhadores dos perigos que os cercam. Apesar do treinamento que os trabalhadores têm, pode haver momentos em que eles se esqueçam dos riscos imediatos em torno de seu trabalho. Usando símbolos e sinais de segurança, eles podem ser constantemente lembrados para tomar mais precauções. Os símbolos de segurança também podem ser utilizados no local de trabalho para informar as pessoas sobre certos perigos e como evitá-los.

Assim, a sinalética representa o funcionamento instantâneo e automático da informação por meio de ...

Artigo atualizado em 22/11/2022 05:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica