Publicado em 22 nov 2022

O hidrogênio verde avança em favor da economia de baixo carbono

Redação

Essa tecnologia é baseada na geração de hidrogênio – um combustível universal, leve e altamente reativo – por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Este método usa uma corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio na água. Se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, pode-se produzir, portanto, uma energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera. Como aponta a International Energy Agency (IEA), esse método de obtenção de hidrogênio verde economizaria mais de 830 milhões de toneladas de CO2 emitidas anualmente quando esse gás é produzido a partir de combustíveis fósseis. Da mesma forma, substituir todo o hidrogênio cinza do mundo exigiria 3.000 TWh/ano de novas energias renováveis – equivalente à demanda atual da Europa. No entanto, existem algumas dúvidas sobre a viabilidade do hidrogênio verde devido ao seu alto custo de produção e essas dúvidas são razoáveis que poderão desaparecer à medida que a descarbonização da Terra progride e, consequentemente, a geração de energia renovável se torna mais barata.

Ingrid Santos – 

No momento em que o mundo tenta se organizar para viabilizar as iniciativas que permitirão obter uma economia pautada na emissão de baixo carbono, com o intuito de atingir as metas estipuladas pelo Acordo de Paris em 2050 -- esforço este que, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), demandará investimentos de US$ 4,4 trilhões por ano em energia de baixo carbono -, diversos países se voltam ao desenvolvimento de uma nova fonte de energia renovável, o hidrogênio verde. Este desponta como possível substituto aos combustíveis fósseis, petróleo, e também ao gás natural, no contexto da escassez do gás na Europa, decorrente da guerra na Ucrânia e das retaliações da Rússia contra a Europa.

Os países que vêm liderando a corrida pelo hidrogênio, investindo em pesquisa, desenvolvimento e que já contam com projetos ambiciosos, são a Alemanha -- que inclusive anunciou recentemente a primeira frota do mundo de trem movida a hidrogênio fabricado a partir do gás natural (o chamado hidrogênio azul) -, a Holanda e a Austrália -- este último é o país que soma a maior capacidade de produção já anunciada...

Artigo atualizado em 22/11/2022 04:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica