Publicado em 22 nov 2022

Os riscos de segurança para a utilização do hidrogênio gasoso e líquido

Redação

Geralmente o público não está familiarizado com sistemas de hidrogênio industriais, nem tem qualquer experiência com os novos sistemas de hidrogênio em desenvolvimento hoje. O principal risco no manuseio do hidrogênio é de explosão quando misturado ao ar. Além disso, os vazamentos são difíceis de identificar sem detectores dedicados porque o hidrogênio é incolor e inodoro. Uma chama de hidrogênio é quase invisível à luz do dia e as estatísticas de investigação de perdas da indústria mostram que aproximadamente um em cada quatro incêndios de hidrogênio pode ser atribuído a vazamentos, com cerca de 40% não detectados antes da perda. A proteção contra incêndio e explosão deve ser considerada em três níveis diferentes. Prevenir ao máximo a fuga de gases inflamáveis. garantir o projeto seguro de instalações elétricas e outras em áreas onde as fontes de ignição não podem ser excluídas, e construir edifícios e instalações para resistir a uma explosão com danos limitados. O manuseio adequado do gás hidrogênio é fundamental e qualquer emergência requer equipamentos de segurança contra incêndio apropriados. prover, para aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia, uma base na qual entendam as questões de segurança. Tradicionalmente, o hidrogênio foi extensivamente utilizado nas indústrias química e petroquímica e em pequenas quantidades na eletrônica, na produção de aço, na fabricação de vidros e nas indústrias de hidrogenação de alimentos. Em aplicações de energia, o único uso significativo do hidrogênio aconteceu em programas espaciais. Isto está a ponto de mudar, devido à promessa de que o hidrogênio é um eficiente transportador de energia e um combustível energético com impacto ambiental mínimo. Estão sendo desenvolvidos sistemas que produzem hidrogênio a partir de fontes de energia primárias como luz solar, força do vento, biomassa e combustíveis fósseis para utilização em aplicações de energia para aquecimento de residências e escritórios, geração de eletricidade e transporte. Os usuários devem compreender as diretrizes normativas obrigatórias para a utilização do hidrogênio em suas formas gasosa e líquida, identificando os riscos e as preocupações básicas de segurança e as propriedades do hidrogênio que são relevantes à segurança.

Da Redação – 

A utilização segura do hidrogênio como um combustível visa facilitar o rápido surgimento desta tecnologia e um elemento fundamental no uso seguro do hidrogênio é a compreensão de que suas propriedades são únicas quando relacionadas à segurança e que existem abordagens de engenharia aceitáveis para controlar os riscos associados ao uso do hidrogênio. Os usuários industriais podem encontrar grande parte das diretrizes apresentadas aplicáveis às suas operações. Não é esperado que seja requerido de o público em geral aplicar este grau de conhecimento para operar um aparelho de hidrogênio de forma segura.

Sabe-se que um bom projeto de equipamento, juntamente com cuidados apropriados na instalação, reduzirá o grau de considerações de segurança em níveis que são julgados aceitáveis pelo público para aparelhos comuns em uso hoje em dia. Os fabricantes de aparelhos de hidrogênio precisarão considerar estas diretrizes para adaptar as informações específicas suficientes para a operação de seus equipamentos, no ambiente nos quais eles serão utilizados, e para o público que os utilizarão.

O principal risco apresen...

Artigo atualizado em 22/11/2022 04:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica