Publicado em 22 nov 2022

A fabricação conforme de válvulas-gaveta de ferro dúctil com cunha

Redação

A válvula-gaveta com cunha revestida em elastômero pode ser usada em instalações hidráulicas de saneamento, sendo destinada à utilização somente na posição totalmente aberta ou totalmente fechada, constituída de um conjunto de corpo e tampa no interior do qual uma cunha, ou gaveta, revestida com elastômero, se desloca, acionada por uma haste ascendente ou não ascendente, para fechar ou abrir totalmente a passagem da válvula. A cunha revestida em elastômero é um tipo feita de uma peça metálica com um revestimento de elastômero. A conformidade desse tipo de válvula deve ser feita pelo fabricante e o comprador que irão estabelecer, em comum acordo, a forma como deve ser feita a verificação dos requisitos da qualidade dos produtos: por verificação do controle do processo de fabricação ou por inspeção de recebimento.  A inspeção de recebimento do produto acabado deve ser feita em fábrica, entretanto, por acordo prévio entre comprador e fabricante, pode ser realizada em outro local. O fabricante ou fornecedor deve colocar à disposição do comprador, ou de seu representante, os relatórios dos exames e dos ensaios realizados pelo controle da qualidade de fábrica, de cada um dos lotes apresentados. Dessa forma, esse tipo de produto deve cumprir a norma técnica obrigatoriamente em relação à sua fabricação, inspeção e aceitação, a fim de poder ter seu uso geral no bloqueio de fluxo de esgoto sanitário, água de reuso ou esgoto tratado em instalações de saneamento.

Da Redação – 

As válvulas-gavetas de ferro dúctil com cunha revestida em elastômero são caracterizadas pelo flange em suas extremidades e o corpo curto. Sua principal aplicação é o bloqueio em redes de saneamento, podendo ser utilizada em água bruta ou tratada e também em esgoto gradeado. Essa aplicação de bloqueio da passagem e fluidos faz com que produto trabalhe normalmente aberta ou normalmente fechada. Na válvula gaveta de ferro fundido flangeada não é recomendada sua utilização para regulagem, pois sua vazão será irregular.

A constituição da válvula gaveta de ferro fundido flangeada é de corpo e castelo, um obturador ou cunha do mesmo material, porém revestida de elastômero. Ela é muito utilizada em linhas de água fria ou quente, principalmente em saneamento, com configurações próprias. Na indústria, tem algumas especificações quanto ao material utilizado ou a característica física da peça.

O comprador deve utilizar equipe própria ou uma entidade neutra, para qualificar o fabricante ou efetuar auditoria específica. Deve colocar à disposição do comprador ou entidade neutra, auditor ou inspetor, os documentos d...

Artigo atualizado em 22/11/2022 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica