Os ensaios por partículas magnéticas em soldas
Redação
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas quanto semiacabadas e durante as etapas de fabricação. O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético. Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja, a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de polos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade. Uma região do espaço que foi modificada pela presença de um imã, recebe a denominação de campo magnético que pode ser visualizado quando limalha de material ferromagnético é pulverizado sobre um imã. Tais partículas se comportam como minúsculos imãs e se alinham na direção do campo magnético, formando o que chamamos de linhas de indução ou linhas de fluxo. As linhas de indução são sempre contínuas e mostram claramente a forma do campo magnético. Dessa forma, deve-se conhecer técnicas para a detecção de descontinuidades superficiais em soldas em materiais ferromagnéticos, incluindo as zonas afetadas pelo calor, por meio do ensaio de partículas magnéticas, além dos níveis de aceitação para indicações de imperfeições em soldas de aço ferromagnético.
Da Redação –
O ensaio por partículas magnéticas é um método não destrutivo aplicado na inspeção de materiais ferromagnéticos para detecção e localização de descontinuidades. A técnica possui elevada aceitação principalmente em função da sua facilidade de operação. O método de realização do ensaio é baseado em sujeitar a peça ou uma região a um campo magnético. Caso existam descontinuidades ocorrerá a criação de campos de fuga ou dispersão em função de uma falta de continuidade nas propriedades magnéticas da peça.
O princípio do ensaio se baseia no fato de que, quando o material ou peça sob teste é magnetizada, um campo magnético homogêneo cria linhas de fluxos magnéticos que são distorcidas quando encontram uma descontinuidade geralmente em uma direção transversal à direção do campo magnético, O uso das partículas magnéticas, possibilita que o ensaio possua uma razoável sensibilidade, economia e praticidade. Essas partículas são aglutinadas nos campos de dispersão em função da atração criada pela geração de polos magnéticos. A fim de que as descontinuidades sejam detectadas tanto em formato quanto em dimensão, os campos...