Publicado em 14 mar 2023

O 5G e a era do multicloud

Redação

A transição para redes móveis 5G, incluindo as construções de multinuvem e a adoção massiva de virtualização de rede e tecnologias de nuvem, estão levando cada vez mais os lançamentos de serviços de nuvem híbrida para conectar os aplicativos e os dispositivos de usuários finais a aplicativos de nuvem hospedados em data centers. A automação de rede permite os sistemas de loop fechado e data lakes, conduzindo os sistemas de alerta antecipado, provisionamento sem toque e sistemas de teste e modernização.

Fabiano Funari – 

Nos últimos tempos só se falava sobre isso, mas agora finalmente podemos dizer que ela está entre nós: o Brasil já conta com mais 420 municípios aptos a receber a tecnologia de comunicação 5G, além das capitais que já tem essa tecnologia disponível. Ao que tudo indica esse processo vai se acelerar ainda mais em 2023, tanto que há uma boa chance de que você já esteja lendo este texto através de uma comunicação 5G.

Quando pensamos nas evoluções anteriores de tecnologia -- do 2G para o 3G e depois para o 4G -- a primeira coisa que nos vem à cabeça é o ganho de velocidade da conexão. Mas o 5G vai além -- pois ele é sim consideravelmente mais rápido, mas traz consigo uma série de outras inovações que ampliam o leque do que é possível fazermos com conexões digitais.

Só para termos uma ideia de sua capacidade, o 5G é bem melhor preparado para segurar múltiplas conexões ao mesmo tempo, característica essencial para materializarmos projetos que incluem milhares ou milhões de dispositivos conversando entre si simultaneamente, como em uma fábrica ou cidade inteligente onde o fluxo de dados e informações nunc...

Artigo atualizado em 14/03/2023 04:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica