Publicado em 25 jan 2022

O edge computing como impulsionador da evolução digital das indústrias

Redação

O crescimento do mercado de edge computing e sua importância se revelam como um novo paradigma na evolução digital das indústrias, uma vez que o processamento de dados também vem aumentando exponencialmente. O edge computing é uma tecnologia que está relacionada à internet das coisas e se baseia em uma rede de micro data centers que processam e armazenam os dados requisitados de forma local. Apesar de o conceito parecer algo um pouco complicado e de difícil aplicação, os benefícios do edge computing são mais simples de entender. Na internet das coisas, o recolhimento de dados é feito por meio dos dispositivos, que reúnem o que foi coletado — a quantidade deles depende do equipamento — e então os dados armazenados são enviados a um centro, ou cloud, de processamento. Em vez de levar tudo para esses centros ou para a nuvem, o edge computing classifica esses dados de forma local e separa aqueles que podem ser processados ali mesmo, diminuindo então o tráfego de dados e a necessidade de enviá-los.

Rodrigo Guercio – 

O conceito de edge computing vem ganhando espaço no mercado de tecnologia e se apresenta como um novo paradigma do processamento de dados em nuvem, deslocando informações de um lugar ao outro, com a redução de latência (tempo de resposta) e consumo energético. Veículos autônomos, pulseiras inteligentes para controle de rotina escolar, fábricas inteligentes e drones para controle de colheitas são alguns dos exemplos de inovações que poderão ser implantadas e otimizadas graças a essa tecnologia e sua ligação com a internet das coisas (IoT) e a rede 5G.

De acordo com uma pesquisa da Front & Sullivan, aproximadamente 90% das indústrias devem adotar totalmente o edge computing até 2022, colocando a computação de borda no patamar de ferramenta fundamental para o setor, devido a possibilidade de coleta de dados responsiva e forte segurança da informação, tudo isso com custos mais baixos para as companhias. Segundo a consultoria global Grand View Research, o mercado de multiacesso edge computing (MEC) irá alcançar US$ 43,4 bilhões até 2027, enquanto as previsões do Gartner indicam que, até 2025, 75% dos da...

Artigo atualizado em 25/01/2022 06:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica