Publicado em 22 ago 2023

Qual é a última proteção frente a um ataque de ransomware?

Redação

Atualmente, os ataques de ransomware migraram de alvos simples, como nas pequenas empresas, para grandes corporações e, consequentemente, seus resgates saíram de poucos dólares (bitcoins) para milhões, impactando diretamente na imagem das empresas até prejuízos diretos e indiretos com as paralisações pós-ataques.

Umberto Rosti – 

Muito tem se falado sobre proteção aos ataques de ransomware, desde manter atualizado seus ativos de TI até arquiteturas zero trust e soluções mais elaboradas (e caras). Atualmente, os ataques de ransomware migraram de alvos simples, como nas pequenas empresas, para grandes corporações e, consequentemente, seus resgates saíram de poucos dólares (bitcoins) para milhões, impactando diretamente na imagem das empresas até prejuízos diretos e indiretos com as paralisações pós-ataques.

E como proteger o que realmente importa: as informações? Antes de mais nada, o básico deve ter sido preparado antes: ambiente de TI atualizado, uma boa solução de detecção e resposta e, no mínimo, um monitoramento do seu ambiente crítico por meio de um SOC especializado com report direto ao board da organização para apresentação do risco operacional de TI.

Dito isso, vamos focar no último recurso possível para uma organização continuar existindo com seus dados, já que o ataque pode ter um nível de sofisticação que poderá burlar todos os controles existentes. O último bastião de proteção para seus dados é adotar a abordagem...

Artigo atualizado em 22/08/2023 04:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica