Os critérios normativos para a manutenção das defensas metálicas
Redação
As defensas metálicas são os dispositivos ou sistemas de proteção contínua, constituído por perfis metálicos, implantado ao longo das vias com circulação de veículos, projetado na sua forma, resistência e dimensões, para conter e redirecionar os veículos desgovernados. Devem ser projetadas, para em caso de colisão, se deformar após o impacto e reorientar o veículo desgovernado de volta a pista, o que diminui bastante os danos aos usuários das estradas. A maleável é uma defensa metálica simples ou dupla, composta por lâminas dupla onda, postes maleáveis, espaçadores maleáveis, garras de fixação, plaquetas, cintas (somente no caso de defensas simples), parafusos, porcas e arruelas. Neste dispositivo o espaçamento entre postes é de 4 m no modelo duplo e de 2 m no modelo simples. A defensa semimaleável pode ser simples ou dupla, composta por lâminas dupla onda, postes semimaleáveis, espaçadores simples, calços, plaquetas, parafusos, porcas e arruelas. Neste dispositivo o espaçamento entre postes é de 4 m. Quando necessário, este espaçamento pode ser reduzido, nas situações previstas na norma. A defensa tripla onda pode ser simples ou dupla, composta por lâminas tripla onda, postes semimaleáveis, espaçador, plaquetas, parafusos, porcas e arruelas. Neste dispositivo o espaçamento entre postes é de 2 m e, quando necessário, este espaçamento pode ser reduzido, nas situações previstas na norma. A defensa para pavimento rígido é qualquer modelo de defensa metálica, previsto na norma, cujos postes são dotados de bases aparafusadas no pavimento rígido. Existem parâmetros normativos para a manutenção das defensas metálicas do tipo maleável, semimaleável e tripla onda, bem como as características requeridas para sua fabricação, fornecimento e implantação, na ocorrência de manutenção destes sistemas.
Da Redação –
Essas estruturas de proteção são comumente utilizadas em estradas e rodovias para evitar que os veículos saiam da via em caso de acidentes. Essas barreiras de segurança são projetadas para absorver e distribuir a energia do impacto do veículo, redirecionando-o para a pista e ajudando a prevenir ferimentos mais graves.
As defensas metálicas podem ser feitas de aço ou outros metais e geralmente são instaladas em áreas de risco como curvas acentuadas, pontes, taludes ou em locais onde há uma diferença significativa de altura de um lado da estrada. O projeto das defensas deve ser feito de tal maneira que, em caso de colisão, a defensa ceda e ajude a desacelerar o veículo, minimizando assim o dano ao veículo e ao motorista.
Assim, são barreiras instaladas para absorver o impacto dos veículos desgovernados que podem acabar saindo da via, tendo as funções de redirecionar o veículo a pista com ângulo menor que ele entrou; absorção de energia, diminuindo o impacto do veículo e a gravidade do acidente; proteção e barreira contra áreas perigosas; e evitar que o veículo volte para a estrada. Podem ser instaladas ...