Os caminhos para o mercado internacional vão além das fronteiras
Redação
Realizar adaptações dos produtos e embalagens em função da língua é apenas uma das complexidades que as equipes internas precisam enfrentar, passando por adequações na linha de produção e logística. Além da tradução, ainda é preciso se adequar às exigências legais de cada país e se atentar para a customização ideal para atender o mercado.
Adolfo Pessoa –
Apenas 1% das empresas brasileiras exportam seus produtos, segundo dados divulgados no início deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. A densidade populacional e a extensão territorial continental do Brasil oferecem muitas possibilidades de negócios. Portanto, expandir para além das fronteiras, é mais uma decisão estratégica do que simples plano de extensão territorial.
O processo de internacionalização é trabalhoso, demanda muita energia, recursos e investimentos. O retorno é extremamente benéfico, porém só vem a longo prazo. Com um mundo globalizado, onde se compra matéria-prima de muitos países, a entrada de divisas advindas das exportações para o caixa da empresa oferece a possibilidade de ter um head natural para fazer frente às flutuações do câmbio.
O intercâmbio com outras culturas também é importante fonte de aprendizado para a organização e as equipes. Por exemplo, na nossa empresa, por exemplo, algumas ações ou processos tiveram origem em demandas de clientes, principalmente, da filial na Colômbia.
A empresa valoriza a marca, uma vez que a projeção é ampli...