A eficiência energética é o combustível para enfrentar a crise climática
Redação
Os sistemas avançados de gestão de energia estão amplamente disponíveis hoje em dia e permitem aos usuários ver e controlar o desempenho de cada aparelho conectado em uma residência, escritório ou instalação industrial. Essa visão panorâmica do consumo de energia oferece maior potencial para identificar e eliminar desperdícios. Já existem sistemas de software construídos com base em algoritmos de IA que ajudam a otimizar como e quando consumir, produzir e armazenar energia.
Leandro Bertoni –
De acordo com um estudo da International Energy Agency (IEA), o caminho para descarbonizar o setor energético (responsável atualmente por mais de 80% das emissões globais de CO2) exige que um terço das reduções de emissões necessárias nesta década venham do consumo de energia de forma mais eficiente. Felizmente, o papel das soluções energéticas do lado da demanda está sendo mais amplamente aceito — e está disponível.
Com bastante frequência, os esforços de descarbonização centram-se apenas no fornecimento de energia e na substituição por energias renováveis. Os líderes empresariais, decisores políticos e especialistas do mercado da energia se reuniram em Versalhes, na França, para a 8ª conferência internacional sobre eficiência energética da IEA, onde discutiram o papel fundamental que a eficiência energética desempenha na resolução das crises climática e energética.
A reunião resultou em discussões públicas e privadas que delinearam como uma transição energética justa, apoiada pela eficiência energética e possibilitada pela digitalização e eletrificação, pode impulsionar a descarbonização aceler...