Os revestimentos de proteção contra incêndio em elementos estruturais de madeira
Redação
Há um método para a determinação da contribuição de revestimentos de proteção contra incêndio à resistência ao fogo de elementos estruturais de madeira, na forma de lajes, paredes, vigas ou pilares. Esses revestimentos de proteção incluem as pinturas, mantas e placas em uma ou mais camadas. O revestimento de proteção pode ser fixado parcialmente ou totalmente ao elemento de madeira. O método também abrange situações em que exista uma cavidade ou espaços vazios entre a proteção e o elemento estrutural.
Os seres humanos construíram seus abrigos e casas com madeira e, gradualmente estas estruturas tornaram-se mais complexas, mas a madeira continuou a desempenhar um papel fundamental na arquitetura e na construção. As capacidades de desempenho estrutural da madeira a tornaram apropriada para uma ampla gama de aplicações - desde estruturas repetitivas para serviços leves, comuns em estruturas baixas e médias, até sistemas maiores e mais pesados, muitas vezes híbridos, usados para construir arenas, escritórios, universidades e outros edifícios onde vãos longos e paredes altas é requerido.
A classificação de resistência ao fogo de um elemento de madeira é a medida de sua capacidade de resistir aos efeitos do fogo, como calor, fumaça e falhas estruturais, por um período de tempo especificado. Ela é expressa em minutos e depende do tipo, tamanho e configuração do elemento de madeira, bem como da exposição ao fogo e da carga aplicada. Ela é determinada por testes, cálculos ou métodos prescritivos, dependendo do código ou norma aplicável ao projeto.
A determinação da espessura, densidade e teor de umidade dos materiais de revestimento de proteção con...