Publicado em 11 out 2022

A Qualidade dos revestimentos orgânicos em alumínio para fins arquitetônicos

Redação

O setor da construção civil é um dos maiores consumidores de alumínio no Brasil e no mundo. A durabilidade, resistência a intempéries e a facilidade de manutenção são alguns dos fatores que o tornam indicado para o setor. O alumínio é resultado de uma combinação de propriedades, que resulta em uma estrutura muito versátil; por isso, o seu uso é frequente na indústria em geral. Suas características fazem dele a estrutura perfeita para ser utilizada em alguns pontos dos projetos de construção civil, pois a estrutura do alumínio tem um alto grau de resistência à corrosão. Isso acontece porque esse material conta uma fina camada de óxido, imperceptível aos nossos olhos, que cria uma proteção contra oxidações. Isso faz com que o alumínio tenha um mecanismo de autoproteção contra a corrosão. Além dessa característica, é reciclável: em qualquer processo de reutilização, o alumínio não perde suas propriedades físico-químicas, por isso, pode ser considerado como eternamente reciclável. Possui uma barreira natural contra luz e ações do oxigênio e da umidade, é antimagnético: utilizado como proteção em equipamentos eletrônicos por não ser magnético. Possui uma condutibilidade térmica 4,5 vezes maior do que o aço e a condutibilidade elétrica 62% da IACS, ou seja, pode conduzir a mesma corrente que o cobre, que é um material muito mais pesado, mas possui peso 65% mais leve que o aço e 70% mais leve que o cobre. É obrigatório cumprir os requisitos normativos para revestimento orgânico para fins arquitetônicos, por meio de pintura, para o tratamento de superfície de produtos semiacabados e produtos finais do alumínio e suas ligas.

Da Redação – 

O alumínio arquitetônico acabado pode ser visto em inúmeras aplicações de produtos que incluem os sistemas de fachada e painéis de parede, coberturas e guarda-sóis, intradorsos e guarnições, portas de entrada e garagem e membros de enquadramento de sistemas de fachada cortina, vitrine, janela e entrada. Antes de receber seus revestimentos e acabamentos coloridos, o material de alumínio pode ser fornecido na forma de chapas planas ou perfis extrudados em formas lineares, angulares e curvas.

Os acabamentos duráveis aplicados na fábrica mantêm a aparência pretendida dos produtos fabricados e o desempenho especificado com manutenção mínima. Os acabamentos que oferecem uma aparência, textura ou desempenho de intemperismo exclusivos fornecem aos fabricantes uma vantagem estratégica ao atrair proprietários de edifícios e profissionais de design que desejam que seus edifícios façam uma declaração arquitetônica duradoura. Para aplicações externas com alto desempenho de nível arquitetônico, existem dois tipos principais de acabamento para produtos de alumínio: revestimentos pintados à base de resina de fluoreto de po...

Artigo atualizado em 11/10/2022 04:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica