Publicado em 11 out 2022

A soquetagem dos cabos de aço com metal e resina deve cumprir a norma técnica

Redação

O procedimento de soquetagem consiste em fixar a extremidade do cabo em um dispositivo metálico vazado em formato cônico, o soquete, no qual se adiciona uma resina polimérica que cura, tornando-se rígida. Dessa forma, o procedimento de soquetagem é o método de fixação compreendendo as instruções e os materiais para a soquetagem de cabos de aço com metal fundido ou resina, sendo que o material de soquetagem pode ser o metal fundido, ou a resina, usado para a soquetagem. O corpo do soquete é a parte cônica de um soquete dentro do qual a vassoura de cabo de aço é fixada. Assim, o cabo de aço deve ser amarrado de acordo com o tipo de cabo, o comprimento do corpo do soquete, o comprimento da vassoura a ser formada, qualquer comprimento adicional da vassoura para a dobra do arame em forma de gancho ou protrusão dos arames e a profundidade de qualquer amarração que possa ser inserida no soquete. As amarrações adicionais ou comprimento adicional podem ser necessários para cordoalha. É obrigatório adotar os parâmetros normativos para a soquetagem de cabos de aço com metal fundido e com resina.

Da Redação – 

Os soquetes são acessórios para cabos de aço utilizados como terminais nas suas pontas, sendo que a fixação dos soquetes é feita através da soquetagem, que consiste em fixar o soquete na ponta do cabo de aço com metal ou resina especial. É um recurso com utilização ampla no segmento de movimentação de cargas e a sua montagem ocorre na ponta de tração permitindo a regulagem do comprimento de cabos e cordas. Podem ser instalados de maneira prática e facilmente retirados.

Na soquetagem com metal, ele deve ser fundido em uma quantidade de metal suficiente para o preenchimento completo do corpo. As temperaturas de fusão e as composições dos materiais devem estar de acordo com a norma. Os recipientes usados para fundir e vazar o metal na soquetagem devem ser de um material que não contamine o metal fundido. Os recipientes usados para a fusão de uma família de metais não podem ser usados para a fusão de qualquer outra família de metais. Os recipientes galvanizados não podem ser usados com ligas à base de chumbo.

Para a soquetagem com resina, as instruções do fabricante da resina devem ser seguidas. Os pacote...

Artigo atualizado em 11/10/2022 04:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica