A Qualidade das barras chatas de aço laminadas para a fabricação de molas
Redação
Esse tipo de barra pode ser utilizado para confeccionar estruturas metálicas leves, como por exemplo, molas, grades, portões e corrimões, ou na produção industrial de máquinas, implementos agrícolas, rodoviários ou ferroviários. Além do mais, podem ser usadas também em acabamentos internos e externos de edificações e até mesmo em estruturas de obras artísticas. Basicamente, as barras de aço chatas se caracterizam por possuírem uma seção transversal retangular e superfícies lisas, e costumam atender principalmente as serralherias e indústrias. Têm superfícies lisas, sem cantos vivos. Há especificações normativas para a encomenda, fabricação e fornecimento de barras chatas de aço, laminadas a quente, que se destinam à fabricação de lâminas de molas e feixes de molas semielípticas convencionais e parabólicas.
As barras chatas de aço para fabricação de molas e feixes de mola possuem bordas raio-metade, semiarredondadas ou retas, com cantos arredondados, com largura igual ou maior que 35 mm a 160 mm, inclusive, e espessura maior ou igual a 4 mm. A sua espessura é a distância entre as duas faces paralelas, medida na direção transversal e a largura é a distância entre duas paralelas, tangentes às bordas, nos pontos de afastamento máximo.
Sua composição química de corrida (de panela) é a expressão aplicada à composição química de uma corrida de aço líquido obtida de amostras retiradas e o check analisys na aciaria é a expressão aplicada à composição química feita no produto siderúrgico acabado ou semiacabado, sendo que a descarbonetação global é a soma das regiões de descarbonetação total e de descarbonetação parcial, para efeito de medição da camada descarbonetada.
A determinação do tamanho de grão austenítico deve ser de acordo com a NBR 11568 ou ASTM E 112 e seu valor deve ser 6 ou mais fino. O ensaio para a determinação de microinclusões deve ser realizado conforme a NM 88 ou ASTM E 45, e os seus valores máximos devem ser 2...