Publicado em 08 abr 2025

A conformidade dos componentes fundidos em vagões ferroviários

Redação

O ferro fundido consiste numa liga de ferro, carbono e silício, sendo fabricado a partir do ferro gusa. Assim, este produto resulta da fundição do minério de ferro com carvão e calcário num forno de alta temperatura. Ele pode apresentar um teor de carbono bem maior que o do aço na sua composição. Por isso, tem um teor de dureza mais elevado. Pode ser encontrado no tipo cinzento, branco, maleável e nodular. Os componentes fundidos ferroviários estão em vagões, trilhos, até peças que participam destas engrenagens, como nos sistemas de choque, tração, vigas, espelhos, triângulos de freio, hastes, partes de trilhos e muitos outros. Os fundidos ferroviários em geral precisam de extrema durabilidade e resistência a diversos fatores externos, como umidade, calor, oxidação e pressão. Assim, o componente fundido é fabricado em aço-carbono e aço ligado, para veículos ferroviários, podendo ter normalização no tipo de tratamento térmico para homogeneização da estrutura com refino do grão e alívio de tensões. O encharque é o tempo de manutenção em determinada temperatura, para sua uniformização em todos os pontos da peça. Por isso, há requisitos normativos para os componentes fundidos em aço dos graus A, B, B+, C, D e E, para vagões ferroviários, abrangendo aços-carbono e aços ligados.

Da Redação – 

A estrutura de um vagão é dividida em superestrutura e infraestrutura. A superestrutura é a própria caixa ou plataforma e é responsável pelo acondicionamento da carga transportada. A infraestrutura é a estrutura sobre a qual se assenta a caixa do vagão, é responsável por transmitir o peso das cargas aos truques e as forças de um veículo ao outro através do subsistema choque e tração.

A caixa ou superestrutura é responsável pelo acondicionamento da carga transportada e transferir os esforços às demais partes do vagão. Deve ter sua construção adaptada para o tipo de carregamento/descarga a ser utilizado.

A aranha do truque é o conjunto composto pela travessa lateral e travessa central. A central é um componente de alta resistência que interliga as travessas laterais, recebendo todo o peso do veículo e transmite toda a carga para os truques através do prato de pião. A lateral deve possuir grande resistência, pois é destinada a transmitir a carga recebida da travessa central para os rodeiros através dos mancais e acomodam as molas da suspensão.

As molas de suspensão são os componentes instalados nas...

Artigo atualizado em 04/04/2025 11:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica