Publicado em 06 set 2022

A qualificação e a certificação dos inspetores de pintura industrial

Redação

A pintura industrial é uma das maneiras mais efetivas de se revitalizar uma superfície sem a necessidade de troca do material. Por meio de um estudo aprofundado dos materiais (tanto o da superfície quanto o da tinta) define-se a melhor aplicação, evitando o desperdício e gerando resultados melhores. É preciso que o profissional responsável pela pintura industrial apresente conhecimento suficiente sobre o material utilizado e também sobre o local a receber a camada de tinta, estando a par de conceitos sobre corrosão de superfícies, componentes da tinta, esquemas para aplicação da tinta, preparação de superfície, pigmentos e diluentes e outros, a fim de não errar na quantidade de tinta necessária e também na maneira de aplicá-la. A empresa prestadora de serviço fica também as relações burocráticas do processo de pintura, como utilização de EPI e controle de qualidade sobre o serviço realizado. As principais aplicações da pintura industrial são limpeza de superfície, aumento ou criação de rugosidade e aumento de área. Para resultados como estes, a técnica mais utilizada é jateamento abrasivo que remove impurezas como pinturas envelhecidas e ferrugens que se depositam sobre a superfície dos maquinários e equipamentos. Para aumento dos pontos de ancoragem para pintura ou revestimento, pode-se também fazer uso do processo de jateamento, o que aumenta consideravelmente a aderência na superfície do equipamento. O inspetor de pintura industrial é um profissional certificado pelo organismo de certificação, capacitado a exercer as atividades de controle de qualidade relativas à pintura industrial. Existem os critérios e a sistemática para qualificação e certificação de inspetores de pintura industrial, bem como os procedimentos para as atribuições e as responsabilidades para os níveis de qualificação estabelecidos para esses profissionais.

Um inspetor de pintura industrial deve possuir um nível de qualificação ou um nível profissional atribuído a ele, decorrente da comprovação formal de seus conhecimentos, habilidades e aptidões, que o capacita a exercer as atividades de inspeção de pintura industrial. Deve ter capacitação para emitir um relatório de inspeção de pintura industrial (RIPI), um documento que contempla as etapas da execução e/ou do controle de qualidade dos serviços de pintura industrial e os resultados obtidos.

A qualificações de um inspetor de pintura industrial nível 1 envolvem conhecimentos básicos de corrosão, como o conceito e efeitos da corrosão; a natureza dos processos corrosivos, como corrosão eletroquímica e corrosão química; a corrosão eletroquímica, como potencial eletroquímico e células eletroquímicas; as células eletroquímicas, como anodo, catodo, eletrólito e ligação entre os metais; os ambientes corrosivos na corrosão eletroquímica; a proteção catódica e a proteção anódica; a corrosão e o meio ambiente; os meios de controle da corrosão, como pintura industrial, revestimentos metálicos, inibidores de corrosão, proteção catódica e alteração do meio co...

Artigo atualizado em 23/08/2022 04:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica