Publicado em 09 jan 2024

A conformidade dos tanques de carga de plástico reforçado com fibra de vidro

Redação

Os tanques de plástico reforçado com fibra de vidro (PFRV) são tanques feitos de plástico reforçado com fibra leve e resistente à ferrugem. O PFRV é um material durável e resistente às intempéries e por isso é utilizado em paredes externas de automóveis e navios. Também estão disponíveis produtos com alta resistência química e que apresentam alto desempenho como tanques para armazenamento. Eles também são usados para armazenar isótopos radioativos e outros materiais gerados em usinas nucleares. A pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) é a máxima admissível no tanque, estando este na posição de operação para uma temperatura, determinada nos cálculos efetuados para cada elemento do tanque, utilizando-se somente espessuras normais. A PMTA é utilizada para regulagem dos dispositivos de alívio de pressão. A pressão do projeto pode ser usada em lugar da PMTA, em todos os casos onde não forem efetuados os cálculos acima referidos, para determinação do valor da PMTA. Há especificações normativas para o projeto do tanque de carga construído em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), de forma a atender aos requisitos para o transporte rodoviário a granel de produtos líquidos, excluindo-se os produtos classificados pela Resolução ANTT nº 420/2004 e suas atualizações. Eles se aplicam a tanques destinados a transportar produtos com pressão máxima de vapor de 110 kPa a 50 °C, sendo que o tanque construído para o transporte de produto para uso/consumo humano ou animal deve atender à legislação vigente e também à NBR 14980.

Da Redação – 

Dois materiais típicos são usados nos tanques PRFV: as resinas vinil éster ou bisfenol que são resistentes a ácidos e álcalis e podem ser usadas em tanques resistentes à corrosão. Existe um tipo com maior uma resistência a ácidos particularmente elevada e é utilizado em tanques para ácidos fortes, sendo também um material resistente ao calor. Por ser mais resistente que o poliéster insaturado é utilizado em tanques de resíduos líquidos.

O poliéster insaturado é menos resistente que o éster vinílico. As resinas isoftálicas, em particular, não apresentam forte resistência química e são geralmente utilizadas em tanques de água. As resinas de bisfenol apresentam resistência geral à corrosão e são utilizadas para reforçar camadas em tanques.

Há vários tipos de métodos de fabricação de tanques PRFV. O método de disposição manual é feito com um molde como base do tanque, e o material de base de resina e o material de base de fibra são laminados. Após a secagem, o material base resinoso é impregnado e aplicado com rolo ou pincel. O processo pode ser aplicado a todos os tamanhos e formas complexas. Porém, o pr...

Artigo atualizado em 09/01/2024 11:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica