A automação fideliza os clientes e amplia a competitividade dos pequenos varejos
Redação
O pequeno varejo é um setor crucial para a economia brasileira, com um papel fundamental na distribuição de produtos e serviços em áreas urbanas e rurais. Esse setor engloba empresas de varejo com um ou poucos pontos de venda, e é responsável por uma parcela significativa das vendas no varejo do país. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor de pequeno varejo emprega cerca de 9,5 milhões de pessoas no Brasil e responde por cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do comércio varejista do país.
Guilherme Mauri –
Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil. De acordo com o relatório Consumer Insights, produzido pela consultoria Kantar em 2022, o pequeno varejo conquistou mais de 7,6 milhões de novos consumidores de 2019 a 2022, simbolizando 23,6% dos gastos totais mensais das famílias brasileiras neste período.
Tal crescimento evidencia a necessidade de construir ambientes mais ágeis e práticos. Uma das soluções é a automatização, já que facilita o dia a dia do pequeno varejista, além de proporcionar benefícios que vão muito além da conveniência para o consumidor.
Com isso, a ascensão desse tipo de mercado acaba sendo um termômetro para aprimorar todo o processo de atendimento tanto em complexos residenciais e comerciais, quanto em lojas de bairro. Isso não apenas deixa os clientes mais satisfeitos, como aumenta as chances de retornarem às lojas. Investir em soluções de automação, principalmente no self checkout (o mesmo que um terminal de autoatendimento) gera conexão com o consumidor.
Ainda mais porque ele entende qu...