Publicado em 13 fev 2024

O ensaio de arco de potência em isoladores de linhas aéreas acima de 1.000 V

Redação

A descarga em cadeias de isoladores poluídos na tensão nominal ou a descarga causada por sobretensão de manobra ocorre ao longo da superfície do isolador. No momento da descarga, o arco consiste em diferentes seções que seguem de uma parte metálica para outra parte metálica, no caso de cadeia de isoladores tipo disco, da campânula para o pino, e são posicionadas em planos diferentes situados aleatoriamente um do outro. Quando os arcos parciais vizinhos forem posicionados em planos distantes um do outro (aproximadamente 180°), podem existir raízes intermediárias de arco por muito tempo. Recomenda-se que a simulação da descarga disruptiva em um isolador poluído, resultando em raízes intermediárias de arcos e causando solicitações na cadeia de isoladores mais elevadas que a descarga sozinha ao longo da cadeia, seja usada para ensaios de arco de potência. Há requisitos normativos para os ensaios em cadeias de isoladores e arranjos de isoladores constituídos por unidades de isoladores para cadeias de porcelana, de vidro ou compostos poliméricos, para uso em linhas aéreas de corrente alternada e linhas de tração com tensão nominal acima de 1.000 V e frequência entre 15 Hz e 100 Hz. Eles também se aplicam às cadeias de isoladores e arranjos de isoladores de projeto similar utilizados em subestações, estabelecendo o procedimento de ensaio padronizado para o ensaio de arco de potência em cadeias de isoladores e arranjos de isoladores. Pode-se observar que os ensaios de arco de potência não são ensaios obrigatórios nas especificações de isoladores para linhas de transmissão. O procedimento de ensaio padronizado e o critério de avaliação descritos são necessários para fornecer um guia de ensaio quando ensaios de arco de potência são exigidos.

Da Redação – 

O procedimento de ensaio para cadeias de isoladores consiste em duas séries possíveis com a aplicação de três arcos (sequência), cada uma com diferentes níveis de corrente e diferentes durações. Este procedimento de ensaio tem como objetivo cobrir as condições de correntes de falha que ocorrem em pontos representativos ao longo da linha.

Este procedimento de ensaio visa também reproduzir a descarga de arco de potência induzida pela poluição, que é responsável pelas condições mais severas. Como o procedimento de ensaio para cadeias de isoladores tem como objetivo simular as condições encontradas em operação, deve-se ter atenção com o fato que não é possível extrapolar o comportamento de uma cadeia de isoladores para outra cadeia com comprimento diferente ou equipado com ferragens com projeto ou materiais diferentes.

Se houver problemas para iniciar o arco, um fio fusível de maior diâmetro pode ser usado. Contudo, convém assinalar que isto pode ter um efeito adverso nos resultados de ensaio devido à redução inicial da mobilidade do arco e deposição de metal na superfície do isolador.

O arranjo de ...

Artigo atualizado em 08/02/2024 03:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica