Publicado em 13 fev 2024

Os dispositivos sem válvula corta-chamas em soldagem a gás

Redação

A soldagem a gás é um processo por meio do qual os metais são soldados por aquecimento com uma chama de um gás combustível e oxigênio. Isso produz uma chama concentrada de alta temperatura que funde o metal base e o metal de adição, se ele for usado. A válvula corta excesso de fluxo é um dispositivo que retém o fluxo de gás no caso de o fluxo exceder um valor predeterminado, como, por exemplo, uma válvula que pode ser mantida aberta por uma mola e ela fecha quando a força causada pela pressão dinâmica se torna maior que a força da mola. É necessário um dispositivo de reinicialização. Há requisitos normativos gerais e as especificações para os ensaios dos dispositivos de segurança de gases combustíveis e oxigênio ou ar comprimido, sem incorporar uma válvula corta-chama (retrocesso) utilizada na jusante de variedades, no cilindro de gás e/ou tubulação na saída de reguladores e no montante de maçaricos para solda, corte e processos afins.

Da Redação – 

Embora o processo de soldagem a gás gere temperaturas elevadas, estas ainda são baixas se comparadas com as geradas pelo arco elétrico. Por causa disso, a velocidade de soldagem é baixa e, apesar da simplicidade e baixo custo, o uso em processos industriais da soldagem a gás é muito restrito.

Assim, ele é usado apenas quando se exige um ótimo controle do calor fornecido e da temperatura das peças, como na soldagem de chapas finas e tubos de pequeno diâmetro e, também, na deposição de revestimentos com propriedades especiais na superfície das peças. Seu maior uso se dá na soldagem de manutenção.

Para realizar a soldagem a gás, o equipamento básico necessário é composto por dois cilindros, um contendo oxigênio e outro contendo o gás combustível, dotados de reguladores de pressão, mangueiras para conduzir os gases até o maçarico.

O principal item desse equipamento básico é o maçarico, no qual os gases são misturados e do qual eles saem para produzir a chama. Ele é composto basicamente de: corpo, no qual estão as entradas de gases e os reguladores da passagem dos gases; misturador, no qual os gases ...

Artigo atualizado em 08/02/2024 03:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica