Publicado em 19 mai 2020

Os procedimentos de ultrassom dos ensaios em soldas

Redação

A tecnologia do ensaio de ultrassom baseia-se na capacidade de as oscilações de alta frequência (cerca de 20.000 Hz) se propagarem no metal e serem refletidas por arranhões na superfície, vazios e outras descontinuidades. A onda de diagnóstico direcionada criada artificialmente entra no material ensaiado e, no caso de um defeito, desvia de sua propagação normal. A natureza do defeito pode ser reconhecida por leituras gráficas e paramétricas. Por exemplo, a distância da falha por meio do tempo de propagação da onda ultrassônica no material testado; e o tamanho relativo do defeito por meio da amplitude do pulso refletido. Dessa forma, é importante entender os procedimentos de ultrassom nas soldas em aços inoxidáveis; em ligas à base de níquel; em aços dúplex; em soldas dissimilares; e em soldas austeníticas.

Da Redação - 

O ensaio não destrutivo por ultrassom é um método para caracterizar a espessura ou a estrutura interna de uma peça por meio do uso de ondas sonoras de alta frequência. As frequências, ou afinação, usadas para os ensaios ultrassônicos são muitas vezes superiores ao limite da audição humana, mais comumente na faixa de 500 kHz a 20 MHz.

Assim, podem ser ensaiados metais, plásticos, compósitos e cerâmica. Os únicos materiais de engenharia comuns que não são adequados para ensaios ultrassônicos com equipamentos convencionais são produtos de madeira e papel. A tecnologia ultrassônica também é amplamente utilizada no campo biomédico para diagnóstico por imagem e pesquisa médica.

As ondas sonoras de alta frequência são muito direcionais e viajam através de um meio (como um pedaço de aço ou plástico) até encontrar um limite com outro meio (como o ar), momento em que refletem de volta à sua fonte. Ao analisar essas reflexões, é possível medir a espessura de uma peça de teste ou encontrar evidências de rachaduras ou outras falhas internas ocultas.

Nos ensaios ultrassônicos, um transdutor de ultrassom conectado a uma máquina de diagnóstico é passado sobre o objeto que está sendo inspecionado. O transdutor normalmente é separado do objeto de teste por um acoplador (como óleo) ou por água, como nos testes de imersão.

Existem dois métodos para receber a forma de onda do ultrassom, reflexão e atenuação. No modo de reflex...

Artigo atualizado em 19/05/2020 12:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica