Publicado em 19 mar 2024

A qualificação normativa relacionada aos sistemas de manufatura aditiva

Redação

Os usuários devem entender que a qualificação de instalação (QI) se refere ao estabelecimento, por prova objetiva, de que todos os aspectos-chave do equipamento de processo e a instalação do sistema auxiliar estão conforme a especificação aprovada pelo fabricante e que as recomendações do fornecedor do equipamento foram adequadamente consideradas. A qualificação operacional (QO) se refere ao estabelecimento, por limites objetivos de controle de processos, de evidências e níveis de ação que resultam em um produto que atenda a todos os requisitos predeterminados; e a qualificação de desempenho (QD) se relaciona ao estabelecimento, por prova objetiva, de que o processo produz, dentro do previsto, consistentemente um produto que atenda a todos os requisitos predeterminados. Assim, a garantia da qualidade do produto é derivada da atenção cuidadosa a muitos fatores, incluindo a seleção de peças e materiais, projeto de produto e de processo, controle do processo, instalação e manutenção de equipamentos e ensaios em processo e no produto final. Ao gerenciar estes fatores, o usuário da máquina pode estabelecer confiança de que todas as unidades produzidas a partir de sucessivos lotes de fabricação serão aceitáveis. Há parâmetros normativos para a validação de processos, mapeamento de processos, avaliação de riscos e planejamento de validação que são precondições necessárias para a qualificação da máquina, porém, não estão inclusos nesse texto, que abrange as questões diretamente relacionadas ao equipamento de manufatura aditiva (MA) e não abrange a qualificação de material de alimentação ou de pós-processamento, além da remoção de pó. As questões prediais, de pessoal, de processo e do material só estão incluídas na medida necessária para apoiar na qualificação da máquina.

Da Redação – 

Embora os procedimentos de qualificação da MA variem entre aplicações ou indústrias, o objetivo da qualificação pode ser resumido como a recolha de dados suficientes para demonstrar que um material ou processo funcionará conforme esperado. Os testes empíricos extensivos para qualificar totalmente um material geralmente exigem milhares de testes individuais, custando milhões de dólares e de cinco a 15 anos para serem concluídos.

Além disso, uma pequena alteração no processo requer uma requalificação completa. A variedade de processos de MA disponíveis para os usuários e a variedade de variáveis de processo usadas para produzir uma peça individual tornam a qualificação baseada em estatísticas por meio de testes empíricos particularmente onerosa.

Atualmente, nenhum processo ou material MA está qualificado para aplicações críticas de defesa ou aeroespaciais. Os materiais e processos MA não críticos foram qualificados através de testes empíricos com menos testes, mas o custo e o tempo permanecem elevados, incentivando as empresas a manter a propriedade dos dados resultantes.

Geralmente existem t...

Artigo atualizado em 19/03/2024 01:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica