Publicado em 23 nov 2021

A sistemática para a qualificação e a certificação dos mecânicos de manutenção

Redação

Em um ambiente industrial, é importante manter as máquinas operando com eficiência máxima. Esse é o objetivo da manutenção mecânica. Essas máquinas podem incluir uma máquina de papel em uma fábrica de papel, uma prensa hidráulica, um robô, uma empilhadeira, um transportador ou um paletizador - geralmente, qualquer máquina ou ferramenta mecânica usada em um ambiente industrial. As plantas industriais geralmente têm um departamento de manutenção mecânica, que faz parte de sua unidade de manutenção geral e que incluirá um ou mais técnicos de manutenção mecânica. No esforço para manter as máquinas operando com eficiência máxima, os técnicos de manutenção mecânica tentam fazer a manutenção das máquinas antes que qualquer falha ou avaria ocorra; colocar em operação rapidamente as máquinas em caso de falha ou avaria. Para atingir seus objetivos e, portanto, melhorar a eficiência das máquinas em uma planta industrial, o profissional pode realizar o trabalho de manutenção planejada ou não, o que pode incluir a execução de inspeções, a lubrificação das máquinas e a reparação periódica das peças desgastadas, como correias. Os técnicos de manutenção mecânica trabalham em muitos tipos de máquinas e componentes, incluindo os compressores, os transportadores, as bombas, os tubos, as válvulas e os motores e acionamentos mecânicos e os equipamentos móveis. As empresas precisam entender que há uma a sistemática para qualificação e certificação de mecânicos de manutenção, bem como define as atribuições, atitudes e atividades para o nível descrito.

Da Redação – 

O principal objetivo do mecânico de manutenção é atingir o máximo de tempo de atividade possível do equipamento sem sacrificar a qualidade. Enquanto um técnico de manutenção pode lidar com uma grande quantidade de diferentes peças de equipamento, os mecânicos de manutenção trabalham especificamente em máquinas, sendo especializados na montagem, desmontagem, reparo e manutenção das máquinas.

Os mecânicos de manutenção também realizam testes em novos equipamentos, bem como trabalhos de manutenção documental. Dependendo da instalação, um mecânico pode até treinar novos técnicos e mecânicos. Embora os técnicos de manutenção e os mecânicos pareçam semelhantes, eles não são exatamente o mesmo trabalho.

A mecânica de manutenção, embora seja mais especializada, concentra-se em uma área singular: máquinas e equipamentos mecânicos. O técnico de manutenção, por outro lado, é um rótulo mais geral que pode trabalhar com máquinas ou em apartamentos remendando paredes e consertando encanamentos.

Como responsabilidades, deve executar a manutenção, os ensaios e testes em todos os equipamentos mecânicos; deve ser...

Artigo atualizado em 23/11/2021 05:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica