Publicado em 19 mar 2024

Os pequenos atos cotidianos de corrupção são o grande desafio para as empresas

Redação

A corrupção corrói a confiança, enfraquece a democracia, prejudica o desenvolvimento económico e agrava ainda mais a desigualdade, a pobreza, a divisão social e a crise ambiental. Expor a corrupção e responsabilizar os corruptos só pode acontecer ao se compreender a forma como a corrupção funciona e os sistemas que a permitem. Essas ações antiéticas vão além dos benefícios financeiros e colocam em xeque a credibilidade das companhias.

Maria Heloísa Chiaverini de Melo – 

A integridade é uma moeda valiosa que pode ser corroída por pequenos atos de corrupção que destroem as bases éticas das empresas. Além de consequências jurídicas, atos frequentemente vistos como inofensivos pelos seus autores podem arruinar a reputação de uma marca perante investidores e consumidores.

O relatório Índice de Percepção da Corrupção 2023 mostra que o Brasil perdeu dois pontos e isso é um alerta para que as empresas invistam mais em governança e compliance. A corrupção é um tema que causa indignação geral, mas a definição ética sobre o que é a corrupção precisa ser estendida para todas as ações cotidianas.

Há, de uma forma geral, uma ideia equivocada de que esse problema nas empresas é cometido apenas por ocupantes de cargos altos e de que ele só existe quando se movimenta grandes cifras, mas isso está muito longe de ser verdade.

Nem sempre um ato de corrupção envolve dinheiro. A desonestidade pode manifestar-se de várias formas: burlando treinamentos e capacitações; apresentando atestados médicos falsos ou desnecessários; ou mesmo vazando informações confidenci...

Artigo atualizado em 19/03/2024 01:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica