Publicado em 09 abr 2024

A análise química de produtos refratários contendo carbeto de silício

Redação

Os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício (SiC) são as formulações contendo componentes refratários na condição de produtos conformados ou não conformados, contendo SiC e/ou carbono. Enquanto o carbono pode ser aproveitável como grafite, aglutinante orgânico (por exemplo, piche, alcatrão, resina, negro de fumo), o conteúdo de SiC no material refratário pode variar de menos de 1%, em massa, até quase 100% em massa. Há especificações técnicas para a preparação de amostras para análise química de matérias primas e produtos refratários contendo carbeto de silício Inclui os tijolos de grafita contendo carbeto de silício; os tijolos de carbeto de silício (incluindo os tijolos contendo nitreto de silício); os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício misturado com argila; os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício misturado com sílica (e sílica fundida); os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício misturado com material de alta alumina; os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício com magnésia (e dolomita); os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício misturado com mineral de cromo ou materiais de magnésia-cromo; e os refratários contendo carbono e/ou carbeto de silício. Os itens de análise química compreendem a perda na secagem (LOD); a perda na ignição (LOI); o carbono total, Ctotal; o carbono livre, Clivre; o carbeto de silício, SiC; a sílica livre (Silivre); o alumínio livre (Allivre); o magnésio livre (Mglivre); o ferro livre (Felivre); o óxido(IV) de silício (SiO2); o óxido de alumínio (Al2O3); óxido(III) de ferro (total de óxido de ferro calculado como Fe2O3); o óxido (IV) de titânio (TiO2); o óxido de cálcio (CaO); o óxido de magnésio (MgO); o óxido de sódio (Na2O); o óxido de potássio (K2O); o óxido (III) de cromo (Cr2O3); o óxido de zircônio (ZrO2); o óxido de boro (total de boro calculado como B2O3); o nitrogênio; o oxigênio; e os nitretos não diferenciados: Si3N4, AIN, BN, sialon, oxi-nitretos etc.. Também, há especificações normativas especificas para as técnicas analíticas para a determinação da variação da massa por tratamento térmico a temperaturas especificadas, e métodos para determinação do conteúdo de carbono total, carbono livre, carbeto de silício, sílica total e sílica livre, em matérias primas e produtos refratários contendo carbeto de silício.

Da Redação – 

Com exceção das matérias primas, as amostras são geralmente de grandes peças que requerem esmagamento em britador de mandíbulas, antes do estágio de moagem mais fina. Devido à contaminação, particularmente por ferro, é essencial que essa redução em britador de mandíbula seja a mínima possível, proporcionado para obter uma amostra representativa e alcançando o tamanho máximo que pode ser tolerado em um estágio subsequente de moagem fina.

Se o ferro livre ou o ferro total for necessário, convém que uma amostra separada seja moída em um aparelho sem ferro. No estágio de moagem fina, é essencial usar a quantidade mínima de moagem, visto que uma moagem excessiva irá oxidar o carbeto de silício para sílica. Como um exemplo, a moagem de uma amostra para < 75 µm em vez de < 125 µm pode aumentar a sílica livre entre 0,06% e 0,4% e diminuir o carbeto de silício (SiC) entre 0,04% e 0,25%.

Para produzir uma amostra de ensaio com o mínimo de oxidação, moer cuidadosamente e peneirar o material através de uma peneira de 150 µm. Devido à dureza desses materiais, é preferível uma moagem fina, de maneira a reduzi...

Artigo atualizado em 09/04/2024 02:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica