Evitando os riscos das lanternas de capacetes usados em minas com grisu
Redação
O termo grisu se refere a um conjunto de gases explosivos encontrados em minas, sendo composto principalmente de metano (CH4) que é um gás nocivo incolor, inodoro, altamente inflamável e explosivo. Ocorre naturalmente em jazidas de carvão e depósitos de xisto e é um componente importante do gás natural. O gás metano acumula-se naturalmente em bolsões ao longo de milhões de anos e pode ser liberado à medida que o mineral é extraído. O metano tem uma densidade relativa ao ar de 0,55 e, por ser muito mais leve que o ar, tende a acumular-se em níveis mais elevados em espaços fechados, onde existe pouca ventilação para dispersá-lo. Basta uma chama ou uma faísca de uma máquina para causar uma explosão quando os níveis de metano estão no ar. O metano em quantidades suficientes também é capaz de deslocar o oxigênio do ar e pode causar asfixia em humanos que o respiram. Quando os humanos não recebem oxigênio suficiente para o cérebro, pode causar dores de cabeça, náuseas, tonturas e, em última instância, resultar em morte quando a concentração de oxigênio cai abaixo de 6%. Faz sentido, então, evitar em primeiro lugar a acumulação deste gás altamente inflamável. Há especificações normativas para a construção, o ensaio e a marcação de lanternas para capacetes, incluindo lanternas para capacetes com um ponto de conexão para outro equipamento, para utilização em minas sujeitas a presença de grisu (Grupo I – equipamentos elétricos para atmosferas explosivas de gás, como definido na NBR IEC 60079-0). As especificações tratam somente dos riscos da lanterna se tornar uma fonte de ignição, sendo previsto que, eventualmente, as lanternas para capacetes que estejam de acordo com esses requisitos (EPL Mb) operem em atmosferas onde o grisu exceda os níveis estabelecidos pela legislação, o que requer a retirada das pessoas de uma área com elevada atmosfera de grisu para uma área não classificada. No projeto do equipamento para operação em condições além daquelas indicadas acima, os parâmetros podem ser utilizados como orientação, porém, ensaios adicionais podem ser requeridos.
Da Redação –
Uma lanterna para capacete é um equipamento que compreende uma lanterna e acumuladores/bateria secundária recarregável fornecidos tanto em invólucros separados, conectados em conjunto com um cabo, como em uma montagem completa (ver figura abaixo) ou em uma unidade única completa, com dispositivo de segurança. Possui fonte de luz que é um dispositivo que serve como fonte de iluminação e uma lâmpada de filamento que é uma fonte que emite luz por um filamento aquecido. Inclui, ainda, um diodo emissor de luz LED semicondutor que emite luz quando conduz uma corrente.
Os equipamentos devem ser construídos, avaliados e ensaiados de acordo com qualquer tipo de proteção especifico da NBR IEC 60079-0, como adequado para o EPL Mb, equipamento com nível de proteção alto, de maneira que nenhuma superfície do componente, invólucro e fiação que possa vir a entrar em contato com a atmosfera explosiva se torne uma fonte de ignição térmica. Todas as partes do circuito onde a conexão ou desconexão possa liberar energia para ignição por faiscamento devem ser protegidas de acordo com algum tipo especifico de proteção da NBR IEC 60079-0 que for adequado ao EPL Mb.
...