Publicado em 10 set 2024

Será que o trabalho remoto é um vilão ou herói nas carreiras das mulheres?

Redação

Um estudo analisou os impactos do trabalho remoto na carreira das mulheres. O panorama entre as diferentes gerações é variável, mas há a necessidade de criar práticas de gestão para mitigar os desafios dos ambientes de trabalho presenciais e remotos.

Luciana Lima – 

Desde o início da pandemia, o trabalho remoto tem sido promovido como uma solução para permitir que as mulheres equilibrem melhor as demandas profissionais e familiares. No entanto, um estudo recente realizado por Natalia Emanuel, Emma Harrington e Amanda Pallais, publicado em 11 de junho de 2024, revelou que os efeitos do trabalho remoto nas carreiras das mulheres são mais complexos e variam significativamente dependendo do estágio de suas carreiras.

O estudo analisou 1.055 engenheiros de software em uma empresa da Fortune 500 e descobriu que a proximidade física com os colegas facilita a mentoria, especialmente para as engenheiras mais jovens. Antes da pandemia, aquelas que trabalhavam no mesmo prédio que seus colegas recebiam 40% mais comentários sobre seus códigos em comparação com aquelas em equipes distribuídas em vários prédios.

Esse feedback adicional não apenas melhorava a qualidade do trabalho, mas também promovia um ambiente de aprendizado contínuo. A proximidade física cria um ambiente rico para a troca de conhecimentos e feedbacks, fundamentais para o crescimento profissional das mulher...

Artigo atualizado em 05/09/2024 12:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica