O workaholismo é a cocaína do Século XXI
Redação
O workaholismo, é um transtorno obsessivo-compulsivo pelo trabalho, existem diversos fatores que podem causar essa condição e muitas pessoas ainda demoram para reconhecer os seus impactos negativos. Deve-se entender as causas e as consequências desse comportamento, e as estratégias para prevenir e tratar essa condição.
Luciana Lima –
A compulsão pelo trabalho, conhecida como workaholismo, é um transtorno obsessivo-compulsivo, as possíveis causas da sua manifestação são através de demandas autoimpostas, incapacidade de regular hábitos de trabalho e uma dedicação excessiva ao trabalho, excluindo a maioria das outras atividades da vida. A compulsão por trabalho pode funcionar como uma forma de escapar de problemas emocionais não resolvidos, oferecendo um alívio viciante.
Esse transtorno se torna particularmente problemático em uma sociedade que glorifica o excesso de trabalho, tornando o tratamento ainda mais desafiador. Diferente da dependência química, onde é possível alcançar a sobriedade ao se abster da substância viciante, no caso do trabalho, se abster totalmente não é uma opção viável, uma vez que o trabalho é essencial para a subsistência”, alerta.
A compulsão pelo trabalho pode ter sérias consequências, afetando diversas áreas da vida. Entre os principais efeitos, se destaca a eficácia reduzida no trabalho, com alta incidência de retrabalho devido à falta de ordem e processos claros.
O risco elevado de estresse crôni...